Prefeitura de Aracaju garante apoio à realização da Semana da Acessibilidade
Evento propõe alertar sobre a necessidade de respeitar o que estabelecido em lei Cotidiano | Por Agência Aracaju Notícias 11/09/2019 13h30No próximo dia 21 de setembro, o país celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para reforçar a importância desta data, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, promove, entre os dias 18 e 21 deste mês, a Semana da Acessibilidade.
Durante esses quatro dias, na capital sergipana, diversas ação de sensibilização serão realizadas, como a 9ª edição do Troféu Pipiri, um conjunto de iniciativas que visam à garantia do acesso e participação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos espaços públicos e privados, com autonomia e inclusão social no município de Aracaju. O evento conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (SESI) e Fundação Brasil Ecoar.
A proposta da Semana da Acessibilidade é alertar a população aracajuana sobre a necessidade de respeitar o que está estabelecido em lei e também conscientizar sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência. Segundo o secretário da Assistência Social de Aracaju, Antônio Bittencourt, o desenvolvimento dessa programação cumpre um importante papel em meio à luta das pessoas com deficiência, na capital sergipana.
“O momento não é de comemoração. É uma maneira de protesto e cobrança. Infelizmente, ainda há a necessidade da promoção de um evento como esse para reforçar algo que é óbvio e dever de cada cidadão e cidadã. As pessoas com deficiência merecem respeito, devem ter os seus direitos assegurados e toda a sociedade é responsável por isso. A Prefeitura de Aracaju entra como parceira da Semana da Acessibilidade e sempre está à disposição para dialogar sobre melhorias no que se referente a ess questão”, explica Bittencourt.
Para o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Roque Hudson, o evento representa um novo modelo de respeitabilidade perante a sociedade civil. “A Semana da Acessibilidade é um momento em que podemos tornar protagonistas as pessoas com deficiência, em Aracaju. É uma maneira encontrada para que possamos cobrar da sociedade civil mais respeito e exigirmos a garantia dos nossos direitos no tocante à inclusão social, mobilidade urbana e inserção no mercado de trabalho. A Semana é muito necessária para todos nós, porque é uma oportunidade de reforçar a nossa luta e cobrar os nossos direitos”, ressaltou
A palavra acessibilidade significa a qualidade do que é acessível. Desde 2000, o Brasil conta com Lei nº 10.098, que visa a garantir às pessoas com deficiência o direito da acessibilidade com segurança e autonomia em todos os espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, bem como de todos os serviços e instalações abertos ao público, de uso privado ou coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos