Prefeitura de Aracaju lança novo Portal da Transparência
Medida atende à Lei de Acesso à Informação vigente em todo país Cotidiano | Por F5 News 04/07/2018 16h05 - Atualizado em 04/07/2018 16h13Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (04), o prefeito Edvaldo Nogueira lançou a reformulação do Portal da Transparência. No atual sítio eletrônico é possível ter acesso a todos dados, números e informações dos recursos aplicados nas mais diversas áreas, como convênios, licitações, contratos, pessoal e prestações de contas.
A medida atende a uma determinação da 12ª Vara Cível, em atenção a um pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que determinou um prazo para que a Prefeitura atualizasse as informações referentes à gestão, em acordo com Lei de Acesso à Informação (LAI), que determina transparência aos órgãos públicos do país.
O novo Portal da Transparência faz parte do Planejamento Estratégico da capital, através do projeto nº 65, que está sendo apresentado dentro do prazo previsto e assegura o protagonismo do munícipe na gestão e nas políticas públicas.
“Através do Portal, estamos disponibilizando uma ferramenta muito importante com informações que qualquer cidadão pode ter acesso. Com isso, ele poderá fiscalizar o que a Prefeitura está fazendo cotidianamente e colaborar para que o poder público seja mais ético e efetivo”, disse o prefeito.
O secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio Oliveira, afirmou que a transparência faz com que o exercício da cidadania seja efetivamente concretizado e destacou que o site também possibilita acesso à Ouvidoria do município.
“Agora o cidadão poderá ser um fiscal na aplicação dos recursos municipais, acompanhando de forma simples, através de um portal totalmente interativo. Queremos que a população fiscalize e acompanhe tudo, como também sugira e exerça a cidadania, que é o seu dever, através do acesso direto à Ouvidoria”, afirmou o secretário.
A secretária da Controladoria-Geral do Município (CGM), Sheila Feitosa, explicou que o Portal é fruto de um trabalho desenvolvido em conjunto entre a Seplog, a Secretaria de Finanças e a CGM.
“A grande novidade é que adequamos as informações disponíveis às novas legislações e incluímos os recursos utilizados com viagens. Estamos expondo os dados para os cidadãos e para os órgãos fiscalizadores de forma mais clara e simplificada, cumprindo a lei exigida a todos os entes federativos”, ressaltou.
*Com informações e foto da Agência Aracaju


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos