Prefeitura de Aracaju passa a emitir alvarás sanitários online
Cotidiano | Por Agência Aracaju 14/08/2019 06h26Seguindo os preceitos de uma cidade humana, inteligente e criativa, a Prefeitura de Aracaju está mudando o processo de solicitações de alvarás sanitários e inspeções de empresas, antes feitos apenas presencialmente na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Atualmente, as solicitações já podem ser realizadas por e-mail, mas, a partir do próximo mês essa será a única forma de fazer o pedido. A coordenadora da Rede de Vigilância Sanitária e Ambiental (Revisa), Graça Barros, explica que a medida, além de simplificar todo o trâmite burocrático, segue a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de desburocratização das empresas.
“Já vínhamos observando que nossos processos demandavam a presença dos empresários ao setor de atendimento da Revisa em vários momentos diferentes. Antes eles vinham para pegar documentação para solicitação de alvarás, depois para pegar o boleto de pagamento e, após a liberação, voltavam para pegar o alvará sanitário. Agora, esses documentos passarão a ser enviados de forma eletrônica, dispensando assim essas indas e vindas dos solicitantes”, detalhou.
Fluxo
Quando um empresário precisar abrir uma empresa ou necessitar renovar um alvará sanitário, a solicitação deve ser feita através do e-mail: atendimento.vigilanciasanitaria@aracaju.se.gov.br. “E aí os documentos que forem de nossa responsabilidade [requerimento e boleto de pagamento] serão enviados pelo mesmo e-mail para o solicitante. É também pelo mesmo endereço que receberemos os documentos da empresa para nossa análise e posterior preparação e envio do alvará. Isso agilizará muito o fluxo, pois os solicitantes farão isso de qualquer lugar e economizará tempo das empresas”, informou a coordenadora.
Durante o mês de agosto o processo está em fase de transição. “Ainda é possível vir até o setor de atendimento da Revisa. Este período servirá para observar o nível de satisfação dos empresários e o que ainda pode ser ajustado pela nossa equipe. Nossa pretensão é de que, a partir de setembro, todo o atendimento seja de forma eletrônica”, completou Graça.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos