Prefeitura de Aracaju quer assumir administração da Orla da Atalaia
Segundo Edvaldo, transferência pode melhorar condições urbanísticas do local Cotidiano | Por Will Rodriguez 25/11/2019 14h14O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, tem se articulado junto ao governo do Estado para que a administração municipal assuma a gestão da Orla da Atalaia e de outros equipamentos públicos na capital sergipana. Na ótica do prefeito, a mudança permitirá a melhoria das condições de manutenção do principal cartão postal da capital sergipana.
Esse é um desejo que Edvaldo nutre desde sua primeira gestão, em 2006, mas que nunca encontrou respaldo nos gestores estaduais. Agora, segundo o prefeito, as tratativas estão mais avançadas em um grupo de trabalho formado pelas gestões e o governo federal, especialmente, porque existem questões ligadas ao uso do espaço, o que depende também de autorizações da Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
"É necessário e importante assumir a gestão das praias, principalmente da Orla da cidade de Aracaju, porque não tem outro sentido. Não é por questão de querer ter mais poder, menos poder, é porque eu acho que quem tem mais capacidade de enfrentar e de resolver os problemas da cidade, notadamente de limpeza, urbanismo, logradouros públicos, é a prefeitura de Aracaju", declarou Nogueira em entrevista ao F5 News.
Outra área da capital que está na mira do prefeito é o calçadão do Porto Dantas, inaugurado no ano passado na zona norte da cidade, junto com o corredor viário de ligação à Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana.
Questionado sobre a capacidade financeira da Prefeitura para arcar com os custos de manutenção desses equipamentos públicos, Edvaldo reconheceu que seria, no mínimo, desafiador. "Eu quero, eu me resolvo, eu gosto de desafios. O governador pode repassar para mim o que ele gasta lá por um ano, depois não quero mais nada”, declarou. No caso da Orla, por exemplo, o custo mensal é de R$ 180 mil.





