Prefeitura de Carmópolis ainda não foi notificada pelo MP
Estão sendo investigadas irregularidades no teleférico da cidade
Cotidiano 08/09/2011 16h59

Da redação do F5 News

A Prefeitura Municipal de Carmópolis ainda não foi oficializada sobre a Ação Civil Pública interposta pela promotora de justiça substituta, Rosane Gonçalves dos Santos, que investiga possíveis irregularidades na construção do teleférico da cidade. A Ação Civil Pública foi motivada por denúncias de moradores, já que há possíveis indícios de improbidade administrativa e crimes contra o patrimônio público na construção da obra.

A assessoria da prefeitura disse aguardar a oficialização e que só irá se pronunciar em juízo. “É importante frisar que a obra é da gestão passada, da administração do prefeito Wolney Leite, e que, quando assumimos a prefeitura, o teleférico já estava paralisado”, informou Cícero Mendes, assessor de comunicação.

Do erário público foram gastos pouco mais de R$ 3,5 milhões para levar os cabos, na extensão de 1.100 metros, de um prédio construído na região mais baixa da cidade até o Monte Carmelo, atração turística da cidade.

Uma das reclamações da população é que os cabos passam em cima da área urbana, tirando a privacidade da população. Também foi denunciada por populares uma suposta irregularidade na licitação; que a obra não foi fiscalizada por parte da PMC e que a empresa contratada deveria ter corrigido os problemas mecânicos existentes.

No inquérito civil, foi destacado, entre cinco determinações, que se oficie a Prefeitura Municipal de Carmópolis, a fim de que encaminhe todos os documentos existentes naquele órgão alusivos à contratação do sistema teleférico, especialmente no que se refere às correções das irregularidades encontradas e aplicação das penalidades à empresa contratada.

Lembre dos fatos

O teleférico foi inaugurado em 2008, na gestão do então prefeito Wolney Leite Alves, e, após três dias de inaugurado, interrompeu as atividades por conta de graves defeitos de funcionamento, colocando em risco pessoas que o utilizavam.

Mãe e filha estavam nas cadeirinhas e, devido ao excesso de peso, o elevador ficou paralisado, deixando as passageiras presas no alto da atração turística por cerca de uma hora enquanto aguardavam resgate.

O peso fez com que o cabo de transmissão saísse do trilho e atingisse a rede elétrica, que foi cortada para evitar maiores conseqüências.  O teleférico havia sido inaugurado três dias antes do incidente.

A assessoria da prefeitura de Carmópolis finalizou dizendo que não há previsão de retomar as atividades do teleférico, pois existem outras obras prioritárias, até porque, segundo Cícero Mendes, assessor de comunicação, a população rejeita a obra e há outros problemas estruturantes.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos