Prefeitura de Japaratuba realiza ações preventivas à saúde da população
Cotidiano 28/01/2013 18h00

Na manhã desta segunda-feira, 28, a prefeitura de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, através da Secretaria de Saúde, realizou ações preventivas à saúde da população. Executadas em parceria com o projeto Rondon, presente no município desde 21 de janeiro, as medidas tinham como finalidade oportunizar aos japaratubenses atividades educativas sobre nutrição, diabetes, hipertensão, saúde bucal, nutrição e vacinação.

Os trabalhos se iniciaram às 8h, no Clube Social Rita de Cássia, seguindo até às 12h e atendendo à todas as idades, segundo a secretária de Saúde, Siziana Alcântara Cardoso. “É a primeira grande ação realizada por nós. Era para ter acontecido uma semana antes, mas como recebemos os voluntários do projeto Rondon, resolvemos adiar a data e realizar um grande evento, com a participação dos estudantes e professores que nos visitam”, destacou Siziana.

A responsável pela pasta informou que a programação contou com testes rápidos de glicemia, aferição da pressão arterial e outras atividades. “Uma oportunidade para que as pessoas tenham conhecimento de como está sua saúde de maneira rápida. Aqueles que identificamos irregularidades nós encaminhamos para médicos adequados. Os participantes puderam ainda tirar dúvidas sobre temas importantes como saúde da mulher e nutrição”, explicou Siziane.

A secretária enfatizou que para as ações foram disponibilizados enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e agentes de saúde. “Tivemos uma grande equipe trabalhando em prol da população nesta manhã. Gostaríamos que as pessoas participassem e saíssem completamente satisfeitas com o atendimento. Nos unimos aos rondonistas para fazer um bom trabalho e graças a Deus, deu certo”, comemorou Siziana.

Participação

E a população japaratubense também demonstrou satisfação com as medidas executadas pela Secretaria de Saúde.  Dona Maria Rosa dos Santos Pereira, 62, que reside no povoado Várzea Verde, diz ter se levantado cedo para participar das ações. “O carro de som nos avisou e logo me preparei para estar presente. Sou hipertensa, então, sempre procuro fazer exames de rotina para saber se minha pressão arterial está normalizada. Aproveitei para fazer o exame de glicemia, e para minha sorte, está tudo bem”, relata a senhora.

Já Maria José dos Santos Teles conta que aproveitou a oportunidade para prevenir problemas de saúde posteriores.” Minha mãe é hipertensa e diabética, e os médicos já me alertaram sobre a possibilidade de eu ter também. Como não quero ser pega de surpresa, sempre que posso estou aferindo minha pressão e fazendo o teste de HGT. Graças a Deus estou bem”, disse a japaratubense aliviada.

Fonte: Assessoria de comunicação

Foto: Aline Acioli/Ascom|PMJ

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos