Prefeitura de Maruim é acusada de negar ambulância a paciente
Paciente já espera há mais de 12 horas à porta do hospital Cotidiano 10/08/2012 06h56Por Marcio Rocha
O paciente José Carlos dos Santos, que estava internado no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), foi liberado para voltar para sua casa pela equipe médica do hospital. Entretanto, o suplício de José Carlos não acabou devido a ter recebido alta médica.
José Carlos está se queixando que a ambulância do município onde mora, Maruim, a 30 km de Aracaju, não foi removê-lo de volta para casa. O paciente está aguardando à porta do hospital há 12 horas pelo transporte, que não chegou. Segundo José Carlos, não há nem informação do paradeiro da ambulância.
O contato foi realizado para solicitar o veículo, que teve sua ida confirmada. Porém, o transporte do homem que mal consegue se mover não foi realizado. “Estou desde as oito da noite esperando e nada de chegar à ambulância. Isso é desumano. Nem mesmo uma ambulância do SAMU foi colocada.”, disse José Carlos.
A reportagem F5 News entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde. A assessora de comunicação, Dânia Matos, informou que o traslado do paciente de volta para o município de origem não é atribuição do SAMU. O SAMU trabalha com resgate de pessoas mediante regulação e uma ambulância deste porte não pode ser colocada para transporte de pacientes.
Dânia afirmou que a responsabilidade de transporte de volta dos pacientes para os municípios de origem é das prefeituras. Dânia queixou-se que muitas prefeituras de Sergipe e outros estados esquecem os pacientes e não atentam para esse problema, apenas deixando os pacientes no hospital.
Foi tentado contato com a Prefeitura de Maruim, pela assessoria de comunicação e pelo prefeito da cidade Gilberto Maynart. Entretanto, as ligações não foram atendidas.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
