Prefeitura de Socorro alerta sobre lixo descartado em vias públicas
Cotidiano 02/12/2011 09h04
Da redação
A Prefeitura de Nossa Senhora de Socorro orienta a população sobre o descarte indevido do lixo. De acordo com uma nota divulgada pelo órgão, a Prefeitura executa uma série de serviços relativos à limpeza urbana do município. Embora sejam ações cotidianas, que cumprem um cronograma de recolhimento, o problema do descarte irregular de lixo nas ruas se agrava diante da falta de colaboração dos cidadãos, que jogam nas vias e canteiros centrais grande quantidade de resíduos.
Nos canteiros que cortam os conjuntos Marcos Freire I e II, o problema se repete diariamente. O lixo é recolhido à tarde e, na manhã do dia seguinte, a população despeja o lixo novamente. As consequências do acúmulo indevido de lixo são agravadas pelos problemas à saúde pública, que retornam para a própria população.
Móveis, eletrodomésticos, latas, garrafas pet, pneus e restos de construção são alguns dos objetos descartados ao longo das vias, que deveriam ser utilizadas por pedestres. O despejo desse material causa sérios danos ao meio ambiente e à saúde, como, por exemplo, a proliferação de vetores de doenças, como ratos, baratas e mosquitos, além do entupimento dos bueiros.
Para resolver o problema, a Prefeitura de Socorro, por meio da Limpurb – Limpeza Pública –, utiliza máquinas e agentes de limpeza, que executam diversos serviços de limpeza durante o ano, entre eles, o recolhimento dos resíduos descartados irregularmente pela população.
Situação
Um dos grandes problemas do lixo em via pública se concentra nos conjuntos Marcos Freire I e II. Todos os dias, o caminhão da limpeza executa o recolhimento. O local é muito utilizado por carroceiros, que descartam entulhos, principalmente restos de construção.
Campanhas
Nesses três anos, além da limpeza, o município se utiliza de campanhas educativas para amenizar o problema. A ação é destinada à conscientização da população. Durante as campanhas, foram efetuados a distribuição de panfletos e do cronograma com os dias e horários de coleta do lixo domiciliar nos conjuntos residenciais do Complexo Taiçoca, onde o problema se agrava.
Alerta
A prefeitura vem alertando para a necessidade de a população adquirir consciência do problema, uma vez que é ela a mais prejudicada. Com os bueiros entupidos, o risco de enchentes e alagamentos aumenta, provocando o aparecimento de ratos, que terminam invadindo os quintais e as residências. “A prefeitura está cumprindo seu papel, falta a população dar sua parcela de contribuição”, destaca o prefeito Fábio Henrique, durante as solenidades realizadas no município, como forma de alertar a população para a situação.
Fonte: Ascom/PMA


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos