Prefeitura inicia segunda etapa das mudanças de circulação do Jabotiana
Os semáforos começarão a funcionar no novo local no domingo, 17 Cotidiano | Por Agência Aracaju Notícias 13/11/2019 14h29 - Atualizado em 13/11/2019 15h54A partir da próxima sexta-feira (15) a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciará a segunda etapa das mudanças de circulação no bairro Jabotiana, zona Sul de Aracaju. Será realizada a transferência dos semáforos do cruzamento da rua Nourival da Silva, lateral da Toyolex, para o cruzamento seguinte, na rua João Géniton da Costa. Os semáforos começarão a funcionar no novo local no domingo (17).
Durante o processo de transferência dos semáforos, os dois cruzamentos, o novo e o antigo, ficarão fechados por dois dias. Dessa forma, os condutores terão de acessar outras opções de retorno, como por exemplo a rua João Ouro e a avenida professor José Olino de Lima Neto, na lateral da Petrobrás.
As alterações na região têm a intenção de promover uma reorganização do tráfego de veículos no bairro Jabotiana e na avenida Tancredo Neves. “O Jabotiana e adjacências têm crescido nos últimos anos e há a necessidade de uma readequação viária para melhorar o tráfego na localidade. Com a mudança do semáforo, iremos facilitar o acesso ao Jabotiana e desafogar o trânsito na lateral da faculdade PIO X, por exemplo. São alterações que visam, exclusivamente, melhorar a mobilidade urbana e dar mais comodidade a população”, afirma o superintendente da SMTT, Renato Telles.
Como fica o Trânsito
Com a transferência do cruzamento semafórico, haverá alterações no trânsito da região do Jabotiana. Os retornos da rua Nourival da Silva (Toyolex) serão fechados e outro será aberto na rua João Géniton da Costa. Assim, o condutor que segue pela avenida Tancredo Neves, sentido Rodoviária Nova/DIA, e deseja retornar, deverá acessar a rua Fátima Maria Chagas e em seguida as ruas Projetada e João Géniton da Costa, saindo no novo cruzamento semaforizado da Tancredo Neves.
Já o condutor que está na Tancredo Neves, sentido DIA/ Rodoviária Nova, e deseja retornar, poderá acessar as ruas Dom Pedro II e Dom Pedro I, fazendo um “balão” e saindo no novo cruzamento, que dará acesso ao outro sentido da avenida. Para os moradores do bairro Jabotiana, os acessos serão feitos pelas ruas Fátima Maria Chagas e Nourival da Silva (lateral da Toyolex), que passa a ter sentido duplo de circulação.
Além do deslocamento do semáforo, as ruas Dom Pedro I e II passam a ter sentido único de circulação, a partir do domingo, 17. “Essas ruas terão apenas um sentido de circulação, no trecho entre a Tancredo e a Travessa Dom Pedro I, para evitar congestionamentos. A intenção é de que o trânsito flua com tranquilidade, principalmente nos horários de pico”, explica o coordenador de sinalização da SMTT, Diego Carvalho
Diálogo com a comunidade
A direção da SMTT se reuniu diversas vezes com moradores da região para informar e debater com a comunidade as mudanças no trânsito. A última reunião, foi realizada no início desta semana, na sede da SMTT.
O morador Igor Souza Oliveira acredita que as mudanças trarão melhorias para o trânsito do Jabotiana. “Essa é uma reivindicação antiga da comunidade e importante para o bairro. Acredito que teremos grandes benefícios. A mudança é fundamental para o acesso dos moradores e também para os estudantes da faculdade porque o trânsito do lado da Petrobras tem um fluxo muito grande. E a maneira como este processo está sendo conduzido, dialogando com a comunidade, é extremamente importante”, disse.
Já o presidente do Conselho Comunitário do Residencial Celuta Porto, Edmundo de Almeida, declara que essas mudanças são a realização de um sonho. “Uma das demandas que a gente tem ali no residencial é a questão do acesso. Hoje, é bem difícil por conta do grande fluxo de veículos da avenida Tancredo Neves. Estamos realizando um sonho com essa mudança e a gente espera que a alternativa trazida pela Prefeitura venha melhorar e atender as nossas expectativas. Aproveito, inclusive, para agradecer aos técnicos da SMTT, que estão sempre em contato com a gente e ouvindo as nossas sugestões”.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos