Prêmio Pipiri marca atividades do Dia da Pessoa com Deficiência em Aracaju
O prêmio leva o nome de Pipiri em homenagem ao artista popular Humberto Santos Cotidiano | Por Agência Aracaju Notícias 20/09/2018 14h45 - Atualizado em 20/09/2018 14h55Nessa sexta-feira (21), data em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza, em parceria com a Prefeitura de Aracaju, e com o apoio de diversas entidades que atuam no atendimento às pessoas com deficiência, a 8ª Edição do Troféu Pipiri - Gente que Faz a Diferença.
O evento acontecerá no Centro Cultural de Aracaju, localizado na praça General Valadão, a partir das 14h, e reunirá diversas representações da sociedade civil organizada e do poder público.
A atividade marca o encerramento das atividades da Semana da Acessibilidade buscando dar visibilidade às pessoas que têm lutado pela promoção e pela garantia dos direitos daqueles que possuem alguma deficiência. Além da premiação dos homenageados, o evento contará com a apresentação do coral de assistidos pela Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise).
Prêmio Pipiri
O prêmio leva o nome de Pipiri em homenagem a Humberto Santos. Artista popular, nascido em Penedo (AL), na década de 30, Pipiri, como era conhecido, possuía uma deficiência intelectual. Veio muito cedo para Sergipe e muito jovem foi aposentado tendo como justificativa ser "débil mental". O processo de discriminação e preconceito criado ao seu redor acabou levando-o ao alcoolismo. Mesmo assim, Pipiri dedicou-se à poesia, sobretudo à sátira e, por sua irreverência, ficou conhecido como o "Boca do Inferno Sergipano", numa alusão ao também poeta Gregório de Matos, pois tanto um como o outro usavam a sátira para criticar os costumes da sociedade e da política. Dedicou-se também à realização de shows em praças, teatros e educandários, com apresentações de imitações e anedotas. Era considerado o "Maluco de Deus", pelas crianças e adolescentes.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos