Presidente da Câmara de Itabaiana fecha Casa e revolta populares
Sessão para definir reabertura do Matadouro fechado em novembro será remarcada
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 20/12/2018 09h38 - Atualizado em 20/12/2018 17h55

Após enviar nota para a imprensa informando que não haveria sessão extraordinária nesta quinta-feira (20) para tratar da reabertura do matadouro no município de Itabaiana (SE), a Câmara de Vereadores do município  ficou fechada na manhã de hoje, revoltando a população que compareceu ao local.

Hoje faz 43 dias desde o fechamento do matadouro onde funcionava um esquema de desvio da taxa de abate de Itabaiana. Conforme o código tributário municipal, o valor estabelecido para o abate era de dez reais, o qual foi atualizado para R$ 17,15. De acordo com o Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), do valor que era pago menos de 30% eram depositados na conta do Município.

O Portal F5 News teve acesso a um áudio de um internauta indignado com a situação no local, ele afirmou que marchantes e rateiras foram à Câmara (veja o vídeo abaixo) para participar da sessão, mas o local foi encontrado fechado e com a presença de apenas  oito vereadores, que apoiaram os trabalhadores locais.

Segundo nota oficial emitida à imprensa na tarde da última quarta-feira (19), o presidente da Câmara de Vereadores de Itabaiana, José Teles de Mendonça, informou que não haveria sessão extraordinária para tratar do assunto, e que uma nova data seria remarcada na outra semana.

“O presidente da casa fechou de cadeado a Câmara e os seus vereadores não compareceram [à sessão], que a prefeita [Carminha Mendonça] pediu uma extraordinária para a gente aprovar a abertura do matadouro e o ex-prefeito e sua trupe estão impedindo, inclusive o presidente passou o cadeado na câmara de vereadores”, disse o homem.

Segundo um dos representantes do grupo de marchantes, Otarcílio, eles não foram notificados sobre o cancelamento da sessão, por isso foram ao local. O representante ainda afirmou que, após pressão de populares e vereadores, o presidente agendou uma sessão para esta sexta-feira (21), às 15h.

“Depois do fechamento, o comércio virou um caos, os marchantes estão numa situação muito difícil e precisamos urgentemente do matadouro aberto para a circulação da economia no município. Acredito que após a sessão de amanhã já esteja tudo normalizado”, disse o representante dos marchantes. Segundo ele, são 110 pessoas trabalhando diretamente no local e mais de 500 indiretamente.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos