Presidiárias são ouvidas em Conferência Estadual
Cotidiano 21/09/2011 10h54

Fernanda Araujo

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM) promoveu na manhã desta quarta-feira (21), uma Conferência no Presídio Feminino de Nossa Senhora do Socorro (Prefem). O objetivo é conscientizar as presidiárias da importância da 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontecerá no mês de novembro, em Aracaju. Aproximadamente 200 detentas participaram da discussão com a abordagem de temas sobre autonomia econômica, violência contra as mulheres, saúde, direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e educação.

A secretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria Teles, afirmou que irá questionar como as ações voltadas para as mulheres estão sendo trabalhadas dentro do Governo.  "Secretaria e Governo vão ouvir as mulheres fazendo com que as políticas públicas cheguem para as mesmas de forma direta e não da forma que achamos que deve ser. Faremos uma ação participativa entre todos os envolvidos.", disse.

Para Maria Teles, o objetivo maior é dar voz as mulheres, principalmente às presidiárias. A secretária declarou ainda que é preciso capacitar as presidiárias para o mercado de trabalho. “Há falta de oportunidades para essas mulheres que saem dos presídios, justamente pelo preconceito e pela falta de qualificação. Com a prática dessas políticas, as presidiárias ficam menos vulneráveis sem que precisem entrar no mundo do crime. Isso é um exercício à cidadania.", declarou a Secretária, informando ainda que toda o evento realizado hoje será transformado um relatório a ser apresentado na Conferência Estadual.

A Conferência acontecerá até o dia de 30 de setembro em todos os seguimentos de mulheres, como as do Movimento Sem Terra (MST), quilombolas e as indígenas. Já a Conferência Estadual acontecerá no dia 8 e 9 de novembro, enquanto a Conferência Nacional nos dia 14 e 15 de dezembro. Ainda em dezembro, as demandas poderão ser aprovadas no 3º Plano Nacional pela presidente Dilma Rousseff. “Vamos fazer história, porque vai ser aprovada pela primeira presidente mulher do Brasil.”, concluiu Maria Teles.

 

Foto: Divulgação.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos