Prevenção e combate ao calazar chegam ao bairro Soledade
Cotidiano 11/07/2012 09h14Na manhã da última terça-feira, 10, os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) iniciaram o segundo ciclo de visitas para prevenção e combate ao calazar, no bairro Soledade. As equipes aplicaram inseticida contra o mosquito Flebótomo, o vetor da doença, em imóveis situados nas mediações das ruas "O" e Cláudio Oliveira, no loteamento Senhor do Bomfim.
Os moradores colaboraram abrindo as casas para a atuação dos agentes de endemias. "Essa é uma doença que afeta tanto a saúde do animal como a do homem. Fico feliz em receber mais essa visita que é essencial para nossa proteção e bem-estar", disse a dona de casa, Iolanda Santos de Souza, elogiando a ação rotineira das equipes na região.
Ação itinerante
Nos dias 11 e 12, os agentes ainda realizarão ação itinerante no bairro Soledade, para coleta de sangue canino dos animais domésticos da comunidade. A coleta visa o diagnóstico precoce da doença. "O calazar ou Leishmaniose é uma enfermidade silenciosa, por isso é essencial à realização rotineira de exames laboratoriais para diagnosticar o quanto antes', explica o coordenador do CCZ, Paulo Tiago
Ainda nesta quarta-feira, 11, o veterinário do CCZ, Gilberto França realizará uma palestra para os profissionais de Saúde, aberta aos moradores da região. O encontro será às 14h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Hadman, localizada na avenida Carlos Marques, no bairro Soledade. "Na oportunidade, todos poderão tirar dúvidas e saber como prevenir a proliferação do mosquito transmissor", informa Gilberto França.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
