Primeira escola de esportes do Brasil é inaugurada em Aracaju
Ministro Aldo Rebelo valoriza o pioneirismo do projeto Cotidiano 31/05/2012 13h04
Por Márcio Rocha
Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (31) a Escola de Esportes Professor Kardec, localizada no bairro Santa Maria, em Aracaju. A inauguração contou com a presença do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo. Ele destacou a importância da escola de esportes, um projeto pioneiro no Brasil, que qualificou como modelo a ser seguido pelas unidades da federação.
“O trabalho realizado para a construção dessa escola de esportes foi fantástico. Este complexo é uma referência em nível nacional e internacional. Nós lutamos para integrar todas as atividades esportivas, isso foi feito em Sergipe com essa escola de esportes. Esse centro pioneiro no Brasil mostra que isso é possível, pois o esporte está aliado à educação neste espaço.”, disse Aldo Rebelo.
A Escola de Esportes Professor Kardec vai disponibilizar 11 modalidades esportivas para quatrocentas crianças em sua fase inicial de trabalho. Futebol, basquetebol, futsal, karatê, judô, boxe, taekwondo, jiu-jitsu, handebol e kickboxing serão ofertados nos turnos manhã e tarde para os alunos e à noite, o complexo esportivo da escola servirá para treinamento de atletas de alto rendimento, com o objetivo de os preparar para competições de grande porte.
O governador do estado, Marcelo Déda, falou sobre a importância do complexo e sua função social.
“O esporte é o meio para que possamos nos antecipar junto com a família e evitar que as crianças conheçam as drogas. São 400 crianças que serão atendidas e nós envolvemos essas famílias por meio da inclusão social. Esse é o meio de fazermos uma juventude melhor, fazendo com que nossas crianças e jovens fiquem afastados da violência. É o melhor mecanismo de inclusão social.”, destacou o governador.
A obra custou R$ 793.752 mil, contemplando quadra poliesportiva, complexo de treinamento de artes marciais, campo de futebol, salas de recepção aos alunos e pais, arquibancadas e toda estrutura para a prática esportiva distribuída em 1950 m² de área construída.
Os alunos da Escola de Esportes Professor Kardec, além do aprendizado de modalidades esportivas, também terão acompanhamento psicológico, médico e psicossocial. Os alunos têm idade entre 7 e 17 anos e estão matriculados nas escolas públicas da região.
Para o secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel, a escola de esportes é a consolidação de um projeto que será estendido pelo estado.
“Neste espaço formaremos os campeões do futuro, esse projeto é o resultado direto de um governo que tem o interesse em desenvolver a atividade esportiva como um mecanismo de transformação da sociedade. Acreditar no esporte é acreditar em nossa juventude. O esporte é o melhor meio de se evitar que as nossas crianças e jovens enveredem pelo caminho das drogas.”, comentou.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
