Primeiro intercâmbio em ecogastronomia é realizado no Baixo São Francisco
Encerramento prático acontece nesta sexta-feira, na cozinha do Senac de Aracaju
Cotidiano | Por F5 News* 26/07/2018 20h00

Jovens quilombolas de municípios do Baixo São Francisco em Sergipe estão recebendo em seu território o “I Intercâmbio em Ecogastronomia Slow Food para os jovens dos projetos FIDA no Brasil”. O encontro está sendo realizado desde o dia 24, no povoado Santa Cruz, em Brejo Grande, e tem encerramento prático na cozinha do Senac, nesta sexta-feira, em Aracaju.

O evento foi construído em parceria entre o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Governo do Estado de Sergipe, Semear Internacional e Movimento Slow Food, com a proposta de trazer para os jovens rurais o conceito inovador da ecogastronomia.

A realização tem caráter de capacitação e traz a abordagem de que o alimento deve ser “bom” em relação ao sabor, “limpo” no aspecto ecológico e de bem estar e “justo” em respeito aos agricultores e seu conhecimento, à vida no campo e à acessibilidade para o consumidor.

“Estamos em uma região muito rica, com mais de 40 comunidades quilombolas registradas e uma infinidade de alimentos que trazem muito desta metodologia aplicada pelo Slow Food. Estamos aqui para mostrar que o alimento é a expressão de uma cultura, de uma produção agrícola, da identidade de um povo”, disse a coordenadora do Slow Food Nordeste, Revecca Tapie.

A secretária de Estado da Agricultura, Rose Rodrigues, participou da abertura do evento. Ela disse estar muito satisfeita com a parceria com o FIDA porque tem dado muitos resultados e ajudado as comunidades rurais de Sergipe. “Vocês estão pisando no local que tem uma história de resistência territorial e cultural. Serve como exemplo para resistirmos ao modelo consumista que está aí. Uma comunidade que tem a ver com a proposta de se discutir segurança alimentar a partir daquilo que a natureza e seus territórios lhe oferecem”, acrescentou.

“O grande diferencial do FIDA é justamente apoiar e incentivar atividades que historicamente não vêm sendo valorizadas como merecem, por outras instituições. O que o FIDA quer é justamente que momentos como este aqui possam ser disseminados e que o conhecimento aqui adquirid seja repassado para o máximo de pessoas possível”, disse o oficial de programas do FIDA para o Brasil, Leonardo Bichara.

As receitas apresentadas pelos jovens durante os primeiros dias traziam novidades como: biscoito de moringa, linguiça defumada de jaca, vinho suave de fugo da índia e seriguela, biscoito raiva de coco, farofa de galinha caipira, cocada de mamão com coco, doce de jerimum, fubá de semente da paixão, licor de maracujá, licor de jenipapo, licor de canela, queijo de cabra, rapadura de gergelim, doce cristalizado de manga, doce de buriti, rapadura de goiaba, cajuína, doce de leite, manteiga de amendoim, brigadeiro de macaxeira e geleia de cambuí.

Na sexta-feira, 27, em Aracaju, o intercâmbio traz as técnicas desenvolvidas pelo chef Timóteo Domingos, idealizador do Projeto Gastrotinga e autor do livro “O Chef do Sertão”, com receitas como coxinha de cacto, pizza de palma, bolo de casca de abóbora, doce de folha de umbuzeiro. Já a chef Leila Carreiro, natural de Salvador, especialista na cozinha Patrimonial da Bahia, comandará uma oficina com receitas da cozinha regional, em especial do Recôncavo de matriz africana.

Participam do intercâmbio 25 jovens de comunidades rurais atendidas por projetos apoiados pelo FIDA nos estados do Piauí (Projeto Viva o Semiárido); Bahia (Projeto Pró Semiárido); Paraíba (Projeto Procase); Sergipe (Projeto Dom Távora); e Ceará (Projeto Paulo Freire).

 

*com informações da Assessoria de Comunicação

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos