Procon Aracaju orienta consumidores sobre troca de produtos
Orientações observam regulação prevista no Código de Defesa do Consumidor Cotidiano | Por Agência Aracaju de Notícias 06/09/2019 19h30Em atenção à garantia dos direitos dos consumidores, na capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania, considerando o aumento da demanda no comércio, em virtude das comemorações pela Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, orienta a população quanto à troca de produtos. As orientações, disponibilizadas pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), observa as regulação prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, revela que o objetivo é esclarecer, especialmente, sobre a troca de produtos que não serviram ou que não agradaram ao consumidor. "Mesmo que o artigo esteja em condições perfeitas, não há obrigatoriedade de troca por parte do fornecedor. No entanto, é muito comum, por exemplo, que o fornecedor garanta a troca na hora da compra e, se isso acontecer, ele deve manter e cumprir com o ofertado", alertou.
Mas o consumidor deve estar atento: como a troca nesses casos é uma decisão facultativa, o vendedor pode limitar a troca de determinados produtos a um período específico estipulado por ele.
Prazos
No caso de itens que estejam na garantia e apresentem algum tipo de vício, a empresa é obrigada a saná-lo, caso não seja diagnosticado mau uso, em um prazo máximo de 30 dias.
Caso o prazo não seja cumprido, de acordo com o artigo 18 do CDC, o consumidor tem direito a escolher entre:
• Substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
• Restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
• Abatimento proporcional do preço.
Segundo as informações do Procon Aracaju, o período para reclamar dos produtos com vícios é de 30 dias a partir da data da compra, no caso de produtos não duráveis. Já para os produtos duráveis o prazo é de 90 dias.
Atenção
Para evitar possíveis transtornos na hora da compra e aproveitar o feriado sem aborrecimentos, o órgão alerta os consumidores a estar atentos às condições de troca e exigir, sempre a nota fiscal, garantia de que os direitos serão assegurados.
Para o esclarecimento de dúvidas ou realização de denúncias, os consumidores podem entrar contata o SAC 151, que está disponível em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Procon Aracaju está situado na avenida Barão de Maruim, 867.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos