Procon municipal fiscaliza 19 agências bancárias em Aracaju
Agências foram orientadas a atender nova legislação sobre grupo prioritário Cotidiano | Por F5 News 29/03/2019 14h45 - Atualizado em 29/03/2019 15h58O Procon de Aracaju (SE) divulgou nesta sexta-feira (29) o resultado da fiscalização especial realizada em agências bancárias da capital no período de 19 a 28 deste mês. Ao todo foram visitados 19 estabelecimentos com o objetivo de verificar o cumprimento da legislação consumerista. Entre os aspectos observados, esteve o cumprimento da "Lei dos 15 minutos" e reserva mínima de assentos para pessoas com prioridades.
De acordo com o coordenador do Procon Municipal, Igor Lopes, todas as agências receberam auto de constatação para providenciar assentos aptos a acomodar pessoas obesas, incluídas no grupo prioritário, conforme lei 13.146/2015.
As agências também foram orientadas a afixar cartazes especificando que os idosos podem ser atendidos em qualquer um dos caixas, de acordo com o Estatuto do Idoso, cumprindo, inclusive, uma solicitação do Ministério Público Estadual (MPE).
O coordenador do Procon orienta sobre a denúncia de espera excessiva na fila do banco."O consumidor deve retirar a senha na entrada do estabelecimento e solicitar a autenticação no caixa, no momento do atendimento. Com esse documento, será possível comprovar o descumprimento da Lei", explicou.
Lei dos 15 minutos
A Lei Municipal N° 3.441/07, conhecida como "Lei dos 15 minutos", determina um tempo limite de espera para o atendimento nas filas de caixas das agências bancárias da capital sergipana de até 15 minutos. É determinado, também, o tempo máximo de 30 minutos nas datas de pagamento dos servidores públicos e em dias que antecedem ou sucedem feriados prolongados.
As sanções previstas para os estabelecimentos que venham a descumprir a Lei Nº 3.441 vão desde a advertência, no caso de primeira ocorrência, à cassação do alvará de funcionamento. Além disso, pode ser aplicada multa pecuniária a partir da autuação do ato de infração.
Denúncias
Para esclarecer dúvidas ou realizar denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Procon Aracaju através do número 151. Além disso, é possível agendar o atendimento na sede do órgão acessando o site procon.aracaju.se.gov.br, onde será possível encontrar o link para "Agendamento Online". O serviço possibilita que o consumidor escolha o dia e horário do seu atendimento, conforme disponibilidade.


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