Procura por cirurgia de vasectomia cresce em Aracaju
Cotidiano 04/11/2011 16h19

Por Adriana Meneses

O acesso à informação quanto ao processo cirúrgico de vasectomia vem fazendo com que a procura por esse método contraceptivo masculino  aumente nas unidades de saúde de Aracaju.  Dados do Programa de Saúde da Mulher de Aracaju apontam um aumento significativo deste procedimento ao longo dos anos.

De acordo com a técnica do Programa de Saúde da Mulher da PMA, Kátia Andrade, entre os anos 2000 e 2008, apenas 10 cirurgias foram feitas; no ano de 2010, foram 67 procedimentos efetuados e, de janeiro a junho de 2011 já foram contabilizadas 90 intervenções cirúrgicas.

Ainda de acordo com Kátia Andrade, o aumento de procura pela vasectomia vem acontecendo em virtude do grande acesso as informações e a quebra de mitos que deixavam os homens inseguros. “Hoje os homens estão mais esclarecidos e entenderam que a cirurgia não gera influência alguma quanto ao desempenho ou potência sexual”, disse.

Vasectomia pelo SUS

A intervenção cirúrgica é feita de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde e adota alguns critérios, avaliados no momento em que um homem decide ser submetido à vasectomia. Idade de no mínimo 25 anos e dois filhos nascidos vivos são pontos imprescindíveis para ter o procedimento aprovado.

Depois de tomada a decisão de ser submetido à vasectomia, o homem, durante um período de  60 dias antes da operação, passa por todo um acompanhamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) onde é ofertado acesso a serviço de regulação da fecundidade e aconselhamento de equipe multidisciplinar para desencorajar a esterilização precoce.

O homem que deseja passar pelo procedimento deverá procurar a Unidade de Saúde da Família do seu bairro, manifestar sua vontade em passar pela cirurgia e em seguida será encaminhado para pericia médica. É importante preencher os requisitos adotados pelo SUS.

Procedimento cirúrgico

A vasectomia é o método contraceptivo a longo prazo mais eficiente que existe, e está entre as opções mais seguras para o planejamento familiar.  Ela é realizada sem a necessidade de internação hospitalar, podendo ser feita no próprio consultório médico. Geralmente leva de 15 a 20 minutos, com anestesia local.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos