Produto sergipano é destaque em evento nacional de TI
Cotidiano 01/10/2012 10h31
Um programa desenvolvido em Sergipe pela Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) despertou o interesse de três estados brasileiros em importar a mesma tecnologia para implantar em seus governos. O Sistema Solar foi apresentado no 40° Secop (Seminário Nacional de TI para Gestão Pública) que aconteceu de 19 a 21 em Gramado, no Rio Grande do Sul, e foi destaque no evento.
O Sistema online de Acompanhamento de Resultados permite o monitoramento de obras e programas do governo em tempo real, conferindo agilidade às ações governamentais. O programa genuinamente sergipano foi apresentado no dia 21 pela assessora geral de programas e projetos, Suzana Virgínia de Jesus Oliveira, e pelo coordenador de desenvolvimento em TI, Daniel Dias Santa Rosa. “O programa mostra a capacidade de inovação do governo Marcelo Déda. O Solar realmente vem agilizar o acompanhamento das ações de governo, o que gera ganhos, não só na esfera estadual, como para todos os sergipanos”, disse o secretário-chefe da Casa Civil, Jorge Alberto. Ele ressaltou que o programa foi desenvolvido a custo reduzido, uma vez que utilizou mão-de-obra da própria secretaria para desenvolvê-lo.
Receptividade
Segundo Suzana, o Solar foi muito bem recebido no evento. “A reação do público ao sistema foi muito boa. Os presentes ficaram muito satisfeitos e curiosos com o desenvolvimento do programa. Mato Grosso, Alagoas e Tocantins já estão interessados em implantar o mesmo programa em seus governos”, comentou a assessora.
A apresentação foi simples e funcional com o objetivo de demonstrar o Solar. “O Solar é um sistema restrito, só para pessoas cadastradas para que tenham acesso e acompanhem as obras e programas do governo”, ressaltou o coordenador Daniel Dias.
O sistema foi criado em 2011 por meio de um software livre e com a sua implantação foi possível reduzir de 30 dias para 15 minutos o tempo gasto para a elaboração do caderno impresso com o relatório de todas as obras do governo.
Grande evento
O Secop é o maior evento na área de TI do país. Promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), tem a parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Procergs – Companhia de Processamento do Estado do Rio Grande do Sul. Durante o evento são realizadas palestras, painéis, rodadas de negócios, oficinas e espaços para discussões de temas relevantes do setor de informática pública.
Voltado para profissionais de TI, gestores públicos, acadêmicos e instituições de pesquisas, além de profissionais do setor privado, tem como objetivo a democratização da informação sobre TI (Tecnologia de Informação).

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
