Professores de Capela entram em greve por tempo indeterminado
Cotidiano 11/05/2012 14h15

Por Mirella Mattos

Devido ao fechamento do canal de negociação com a Prefeitura de Capela, os professores da rede estadual daquele município entraram em greve por tempo indeterminado, nessa sexta-feira (11). De acordo com Jailson Correia, membro da comissão de negociação do Sintese, o prefeito Manoel Messias Sukita Santos vincula o não pagamento do piso à pendenga judicial com o município de Rosário do Catete.

“O prefeito fechou a negociação nos dizendo que a gente teria que esperar a resolução da questão dos royalties com Rosário, que somente após a conclusão disso poderia nos pagar o piso”, explica Correia.

Para o prefeito Sukita, ainda conforme relato de Correia, o pagamento do piso atrapalharia ainda a aplicabilidade da lei de responsabilidade fiscal e que, caso a questão dos royalties não venha a beneficiar Capela, ocorrerão demissões no quadro de funcionários. “Ele diz que não pode pagar porque quando aplicasse a lei o limite de renda do município iria estourar e que caso a receita dos royalties não saia 230 pessoas serão demitidas”, evidencia.

Negociação

Segundo Correia desde janeiro o sindicato tenta promover o diálogo com a prefeitura, tendo inclusive, encaminhado relatórios nesse período, e que a comissão foi recebida apenas em abril, nos dias 11 e 24, data essa em que o prefeito esclareceu a impossibilidade do pagamento do piso.

“Com a greve a gente espera ao menos reabrir o canal de negociação. Não abriremos mão do que é nosso por direito. O pagamento do piso é lei em todos os municípios da federação e em Capela não seria diferente”, destaca o professor.

Agenda

Ainda conforme informações prestadas por Correia, já estão previstas no calendário grevista uma reunião entre os membros da comissão do Sintese para o sábado (12) e na segunda-feira (14) os professores irão realizar uma panfletagem pelas ruas do centro de Capela.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos