Professores de Capela entram em greve por tempo indeterminado
Cotidiano 11/05/2012 14h15Por Mirella Mattos
Devido ao fechamento do canal de negociação com a Prefeitura de Capela, os professores da rede estadual daquele município entraram em greve por tempo indeterminado, nessa sexta-feira (11). De acordo com Jailson Correia, membro da comissão de negociação do Sintese, o prefeito Manoel Messias Sukita Santos vincula o não pagamento do piso à pendenga judicial com o município de Rosário do Catete.
“O prefeito fechou a negociação nos dizendo que a gente teria que esperar a resolução da questão dos royalties com Rosário, que somente após a conclusão disso poderia nos pagar o piso”, explica Correia.
Para o prefeito Sukita, ainda conforme relato de Correia, o pagamento do piso atrapalharia ainda a aplicabilidade da lei de responsabilidade fiscal e que, caso a questão dos royalties não venha a beneficiar Capela, ocorrerão demissões no quadro de funcionários. “Ele diz que não pode pagar porque quando aplicasse a lei o limite de renda do município iria estourar e que caso a receita dos royalties não saia 230 pessoas serão demitidas”, evidencia.
Negociação
Segundo Correia desde janeiro o sindicato tenta promover o diálogo com a prefeitura, tendo inclusive, encaminhado relatórios nesse período, e que a comissão foi recebida apenas em abril, nos dias 11 e 24, data essa em que o prefeito esclareceu a impossibilidade do pagamento do piso.
“Com a greve a gente espera ao menos reabrir o canal de negociação. Não abriremos mão do que é nosso por direito. O pagamento do piso é lei em todos os municípios da federação e em Capela não seria diferente”, destaca o professor.
Agenda
Ainda conforme informações prestadas por Correia, já estão previstas no calendário grevista uma reunião entre os membros da comissão do Sintese para o sábado (12) e na segunda-feira (14) os professores irão realizar uma panfletagem pelas ruas do centro de Capela.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
