Professores decidirão continuidade de greve
Cotidiano 02/05/2012 07h07Por Márcio Rocha
Os professores do ensino público estadual se reunirão na manhã desta quarta-feira (02), em assembleia da categoria, para decidir se darão continuidade à greve que deflagraram no último dia 16 de abril. A categoria discutirá o resultado da reunião que houve entre o governador do Estado, Marcelo Déda, e os dirigentes do Sindicatos dos Professores do Estado de Sergipe (Sintese), acontecida na última segunda-feira (30).
Marcelo Déda apresentou aos professores as condições financeiras em que o Estado se encontra, e as dificuldades que está atravessando para pagar o reajuste dos servidores públicos, que será linear. Para conseguir viabilizar o aumento dos servidores, o governo está aplicando cortes de gastos e realinhando despesas de custeio, com a finalidade de garantir o reajuste.
“Neste momento, nós estamos tendo dificuldade para encontrar até os 5% para recompor a inflação para o conjunto dos servidores. Nós mostramos que o governo fez um grande esforço o ano passado, e está pagando até o próximo mês de agosto a diferença do piso nacional da categoria, pois não tivemos recursos para pagar no próprio exercício”, justificou o governador.
A presidente do Sintese, Ângela Melo, afirmou ao F5 News que não foi feita proposta para a categoria por parte do governo, que os professores decidirão o rumo da greve e destacou que querem o reajuste de 22.22% no seu piso nacional.
"Não concordamos com o governador, pois negociamos o piso e conquistamos nosso direito. Agora queremos que seja dado o reajuste estabelecido pela lei nacional. Entretanto, o governo não tem proposta para apresentar aos professores, o que nos deixa insatisfeitos", disse Ângela Melo.
Segundo Ângela, o Sintese deseja o melhor para os professores e reconhece que, desde 2010, com a instituição do piso nacional, houve um ganho real de 40% nos salários dos professores, que estão sendo valorizados, e que deseja a continuidade da valorização dos professores.
A assembleia da categoria acontecerá às 09 horas no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, localizado na rua Itabaianinha, Centro de Aracaju.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
