Professores querem destinação de 10% do PIB para a Educação
Educadores sergipanos participam de manifestação nacional Cotidiano 26/10/2011 11h24Por Eliene Andrade
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese) participou, na manhã desta quarta-feira (26), de uma mobilização nacional dos professores pela aprovação da destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para o financiamento da Educação. O ato aconteceu no Calçadão da Rua João Pessoa, centro de Aracaju. Paralelo às manifestações realizadas nas capitais, ocorreu em Brasília um encontro de professores. Uma caravana de educadores sergipanos também se faz presente.
A vice-presidente do Sintese, Lúcia Barroso, explicou que é preciso o investimento na Educação para melhorar a qualidade. Além da campanha nacional, os professores reivindicam a implementação do piso com a garantia da carreira, dentre outras melhorias para a categoria.
“Estamos lutando ainda pela gestão democrática, que é uma luta antiga do magistério sergipano, e a rejeição pela avaliação de desempenho que está sendo implementada nas escolas. Queremos, sim, a avaliação que analise o sistema como um todo, inclusive as condições de trabalho a qual somos submetidos. Queremos uma avaliação em conjunto”, ressaltou.
Ainda segundo ela, na pauta de reivindicação está incluso o reajuste do piso salarial, o Plano de Cargos e Salários, além do Plano Nacional de Educação (PNE) e da luta pelos 10% do PIB para Educação. Como em Sergipe já foi implantado o piso e vigora o Plano de Cargos e Salários, a pauta de reivindicação é que não haja modificação do Plano e que o Congresso aprove a pauta nacional.
Brasília
A estimativa é de que, aproximadamente, 10 mil professores aportem na capital federal. Eles farão uma caminhada até o Congresso Nacional. Os manifestantes também pretendem entregar aos parlamentares cem mil cartões com as assinaturas coletadas em todo o país pedindo os 10% do PIB para a educação.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos