Professores recebem treinamento para aplicação da Prova Brasil
Cotidiano 01/11/2011 17h49A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Educação (DED), realizou durante toda esta terça-feira, 1º, o treinamento para os aplicadores da Prova Brasil. A capacitação, que acontece no Colégio Dinâmico, conta com a participação de cerca de 50 aplicadores dos polos de Aracaju e quatro coordenadores de outros polos.
O treinamento está sendo comandado pela técnica da Seed, professora Jonielly Cheyenne, que explicou a necessidade da Prova Brasil para a avaliação da situação do ensino nas escolas. "É importante que as escolas se mobilizem para receber a Prova Brasi, cujo objetivo é fornecer um diagnóstico para as escolas de todas as redes de ensino, e servirá como subsídio para cálculo do Ideb e para a formulação de políticas públicas para a educação", disse.
Em Sergipe, 59.149 alunos participarão da Prova Brasil, divididos em 1936 turmas, sendo 800 turmas da rede estadual, 1.019 da rede municipal e 116 da rede privada de ensino. A Prova Brasil, que será executada pelo Cespe/UNB em parceria com as secretarias de educação, vai ser aplicada no período de 7 a 18 de novembro, para os alunos do 5º ano (4ª série) e 9º ano (8ª série) do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio de forma amostral.
Para a participação da escola é necessário que ela tenha no mínimo 20 alunos na série a ser avaliada e deve ter fornecido ao censo as informações referentes às turmas e quantitativos dos alunos da escola. A avaliação é feita nas disciplinas Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco em resolução de problemas).
Instrumento de avaliação
Os aplicadores que participaram do treinamento destacaram a Prova Brasil como importante ferramenta para avaliar o ensino. "Eu acho a Prova Brasil imensamente válida como instrumento de avaliação dos alunos, pois avalia não só o desempenho dos estudantes, como também dos professores e também da escola", disse o professor Gedeon Ramalho de Araújo.
A mesma opinião foi compartilhada pela técnica em educação, professora Acácia Carvalho. "Acho fundamental, pois o Brasil recentemente tem começado a fazer essa avaliação da qualidade do ensino, e a Prova Brasil é uma forma de ter dados para fazer essa análise qualitativa do ensino", afirmou.
Já de acordo com a pedagoga Zenilda Soares de Souza Kuhl, "o levantamento feito pela Prova Brasil é fundamental para avaliar o ensino brasileiro, de uma maneira geral".
Fonte: Ascom/SEED


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos