Projeto da Semasc é lançado na Capital
SIGPS pretende melhorar gestão e atendimento de beneficiários Cotidiano 24/07/2012 12h04Por Míriam Donald
O atendimento aos cidadãos aracajuanos em toda a rede do Sistema Único de Assistência Social em Aracaju (CRAS, CREAS, Unidades de Acolhimento, Centro Pop e entidades conveniadas)ainda é feito em cadastro manual. Para melhorar o sistema, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), lançou, na manhã desta terça-feira (24), o Sistema de Informação e Gestão de Políticas Sociais (SIGPS).
Baseado no conceito de prontuário eletrônico do usuário ou grupo familiar com identificação por um único cadastro que poderá ser compartilhado por vários técnicos e vigilância social com produção e organização de informações sobre os atendimentos prestados aos usuários, o projeto tem a finalidade de planejar, monitorar, avaliar a política de assistência social, favorecer a integração de ações intra rede de assistência social e melhorar a qualidade de atendimento ao cidadão.
Com a implantação do sistema, foram entregues novos computadores, notebooks, impressoras e projetores. Para o secretário municipal de assistência social e cidadania, Bosco Rolemberg (foto acima), a relação se torna mais humanizada. “O atendimento será mais ágil e para nós gestores temos a opção de analisar os resultados da política social e para isso era preciso renovar a nossa base dos equipamentos de tecnologia”, diz.
Entenda
Todas as informações do perfil social do usuário/família estarão no prontuário eletrônico e todos os sistemas da rede terão acesso a esse prontuário. “Só é procurar uma unidade de saúde e colocar a situação social e em qualquer ponto dos CRAS, a informação estará cadastrada, ou seja, compartilhada e integrada com toda a rede”, explica o secretário.
Público Beneficiado
Inicialmente, o projeto será implantado em modo “piloto” em dois Centros de Referências a Assistência Social (CRAS), onde o SIGPS dará cobertura a 10 famílias que são referenciadas pelos centros. Atingindo a totalidade do CRAS com a utilização do sistema, haverá uma capacidade do montante de 65 mil famílias inseridas que representará aproximadamente 180 mil beneficiários.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos

