Projeto da Semasc é lançado na Capital
SIGPS pretende melhorar gestão e atendimento de beneficiários
Cotidiano 24/07/2012 12h04

Por Míriam Donald

O atendimento aos cidadãos aracajuanos em toda a rede do Sistema Único de Assistência Social em Aracaju (CRAS, CREAS, Unidades de Acolhimento, Centro Pop e entidades conveniadas)ainda é feito em cadastro manual. Para melhorar o sistema, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), lançou, na manhã desta terça-feira (24), o Sistema de Informação e Gestão de Políticas Sociais (SIGPS).

Baseado no conceito de prontuário eletrônico do usuário ou grupo familiar com identificação por um único cadastro que poderá ser compartilhado por vários técnicos e vigilância social com produção e organização de informações sobre os atendimentos prestados aos usuários, o projeto tem a finalidade de planejar, monitorar, avaliar a política de assistência social, favorecer a integração de ações intra rede de assistência social e melhorar a qualidade de atendimento ao cidadão.

Com a implantação do sistema, foram entregues novos computadores, notebooks, impressoras e projetores. Para o secretário municipal de assistência social e cidadania, Bosco Rolemberg (foto acima), a relação se torna mais humanizada. “O atendimento será mais ágil e para nós gestores temos a opção de analisar os resultados da política social e para isso era preciso renovar a nossa base dos equipamentos de tecnologia”, diz.

Entenda

Todas as informações do perfil social do usuário/família estarão no prontuário eletrônico e todos os sistemas da rede terão acesso a esse prontuário. “Só é procurar uma unidade de saúde e colocar a situação social e em qualquer ponto dos CRAS, a informação estará cadastrada, ou seja, compartilhada e integrada com toda a rede”, explica o secretário.

Público Beneficiado

Inicialmente, o projeto será implantado em modo “piloto” em dois Centros de Referências a Assistência Social (CRAS), onde o SIGPS dará cobertura a 10 famílias que são referenciadas pelos centros. Atingindo a totalidade do CRAS com a utilização do sistema, haverá uma capacidade do montante de 65 mil famílias inseridas que representará aproximadamente 180 mil beneficiários.

 

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos