Projeto de ampliação da Deso finaliza em agosto
Cotidiano 14/05/2012 10h04Por Fernanda Araujo
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) realiza, desde o mês de fevereiro, um projeto de ampliação da capacidade de reservação de água tratada, que prevê a construção de um novo reservatório de 250 m³, em Jatobá, Barra dos Coqueiros. O objetivo é diminuir o risco de desabastecimento de água na região, que vem causando transtornos à população da Barra e aos moradores da Atalaia Nova principalmente durante o verão e feriados.
A previsão de conclusão dos serviços definitivos será em agosto, quando o atual sistema de distribuição de água, que tem capacidade para atender os 30 mil habitantes, passará a suportar a demanda crescente de até 60 mil moradores. As obras estão sendo realizadas pela empresa Heca Construtora. Segundo a Deso, a obra beneficiará o crescimento imobiliário e o turismo, já que os moradores e os visitantes terão a segurança de contar com a distribuição de água tratada.
“Dará maior garantia e confiabilidade na regularidade do abastecimento no município. Hoje, o município é abastecido por uma tubulação que deriva do Bairro Industrial, na capital sergipana, passando pela ponte Aracaju/Barra até chegar à cidade. A rede é interligada a uma adutora pequena, com diâmetro de 300 mm, que opera de maneira provisória. Haverá uma tubulação exclusiva partindo do reservatório R2, localizado na Palestina, cujo diâmetro é de 500 mm, direto para a Barra. Além disso, vai ser construído mais um reservatório em Jatobá”, explica a assessoria da Deso.No início de abril, mais de 25% da obra já estava executada.
Para a Deso colocar em prática o projeto de melhoria foram necessários R$ 4.954.776,48, parte dos recursos proveniente do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades e outros 10% do Estado. Enquanto os serviços são executados, alguns pontos da cidade poderão ter o abastecimento de água paralisado. “Toda e qualquer execução de obra implica em incômodos transitórios, para que os benefícios sejam alcançados. Porém a Deso trabalha para manter a regularidade no serviço de fornecimento de água. As interrupções ocorrem apenas em casos pontuais, quando as equipes técnicas precisam executar alguma manutenção corretiva ou preventiva da rede. Quando o serviço é programado, a Deso comunica a população previamente por meio do site da empresa e de veículos de comunicação”.
Problemas
Os moradores da Atalaia Nova eram os mais afetados pela falta de água, principalmente durante os feriados e no verão, quando a demanda pelo serviço de abastecimento hídrico costuma aumentar. Com o trabalho da Deso, a população da Barra passa a contar com uma vazão do sistema de abastecimento da cidade de 147 litros/s, o que corresponde ao dobro da oferta antes reprimida. “Hoje diversos condomínios residenciais que surgem na Barra e agora serão atendidos com a ampliação da chamada Adutora R2- R12- R15- R13, pois antes não havia viabilidade técnica para prestar o abastecimento na área em expansão”, diz.
Fique atento
Enquanto o cronograma da obra atende a capital sergipana, a população pode perceber alguns transtornos causados durante a implantação de tubulações no trecho urbano. Vias importantes do bairro Santo Antônio como as ruas Muribeca, Manoel Preto, Costa Pinto e adjacências, por exemplo, terão o tráfego de veículos desviado em algum momento.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
