Projeto espalha mensagens positivas em provadores e banheiros públicos
Ação direcionada ao público feminino foi criada há dois anos por amigas aracajuanas Cotidiano | Por Victória Valverde* 18/07/2018 16h45 - Atualizado em 18/07/2018 16h48Com o objetivo de combater o padrão de beleza inalcançável presente na sociedade, as publicitárias Luana Cardoso e Thauanne Menezes resolveram criar o projeto “Eu me amo bem assim”: uma intervenção que consiste em deixar mensagens positivas nos espelhos de provadores de roupas e banheiros públicos, com o intuito de espalhar a autoaceitação.
O projeto começou no final de 2016, mas continua com toda força em 2018. “Tudo começou com a ideia de criarmos algo pessoal que, além de servir para o nosso portfólio, pudesse causar um impacto na vida das pessoas. Como nós duas já tínhamos uma forte identificação com a causa feminista, pensamos em criar algo feito por mulheres e para mulheres”, afirma Luana.
Alcance nacional
Apesar de o projeto ter nascido na capital sergipana, ele logo se espalhou pelos espelhos de todo o Brasil. O alcance foi tanto que as amigas publicitárias chegaram a aparecer no programa da Rede Globo “Encontro com Fátima Bernardes”, em setembro de 2017, além de vários outros programas e portais nacionais.
Quando questionada sobre a maior conquista da ação, Luana exaltou a troca de relatos que ela gerou. “Sem dúvida, o reconhecimento é algo que nos enche de orgulho. Mas, pelo menos para mim, receber mensagens de várias mulheres de diferentes regiões do país nos contando suas experiências pessoas de aceitação do corpo e como nosso projeto as ajudou de alguma maneira é gratificante demais”.
Como participar
Para participar é bem simples: basta ir ao site oficial da ação e escolher uma das frases disponíveis para impressão. Em seguida, cole a mensagem com durex ou fita dupla-face nos espelhos dos provadores das lojas de departamento ou banheiros públicos.
O compartilhamento das mensagens nas redes sociais também é de suma importância. “Nosso projeto tornou-se uma via de mão dupla: as mulheres são surpreendidas pelas mensagens nos provadores e nós também, ao receber cada mensagem de apoio à ideia. Isso é tão impactante que muitas nos ajudam e decidem colar cartazes nas lojas de suas cidades, fazendo com que a mensagem seja cada vez mais espalhada por aí”, completa Luana.
*Estagiária sob a orientação da jornalista Aline Aragão


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