Projeto mobiliza pessoas para conservação ambiental de praia em Aracaju
Lixo Zero Cinelê tem realizado limpeza na areia da Cinelândia, zona sul da capital Cotidiano | Por Emerson Esteves* 28/09/2020 14h15Por conta da flexibilização no uso das praias na capital sergipana e o consequente aumento do volume de resíduos produzido e ainda deixado na areia por frequentadores, surfistas de Aracaju criaram o projeto Lixo Zero Cinelê. A iniciativa tem o objetivo de discutir e fomentar ações que contribuam para a consciência ambiental de frequentadores da praia da Cinelândia, na zona Sul.
Idealizado por cinco amigos, o Lixo Zero Cinelê promoveu sua primeira atividade no último dia 16, com a realização do primeiro mutirão de coleta de lixo na areia da praia. O surfista Lucas Nobre, empresário do ramo de entretenimento e um dos idealizadores do projeto, conta como surgiu a iniciativa.“Além de querer fazer um trabalho social e de conscientização, depois dessa flexibilização da quarentena a galera tem muito ido para praia e diversas vezes que a gente chegou lá as praias estavam muito sujas. A galera jogando lixo a torto e à direita, é um cenário bem porco mesmo”, diz Lucas.
De acordo com o surfista empresário, a escolha da praia da Cinelândia se deu por conta da proximidade com um dos seus estabelecimentos e também por ser um local frequentado por diferentes perfis de pessoas.
Lucas revela que os principais materiais recolhidos no primeiro mutirão foram os considerados microlixos: bitucas de cigarro, sacos plásticos, copos. tampas de garrafa. “A gente fez umas postagens nas redes sociais e aí a Prefeitura foi lá no dia, foi até melhor. O micro é o que a prefeitura não pega”, disse.
Os mutirões e encontros do Lixo Zero Cinelê acontecerão sempre nos primeiros domingos do mês nas areias da Cinelândia. O próximo será em 4 de outubro.
“A gente pretende cada vez mais tornar uma coisa profissional, no sentido de poder conscientizar a galera, espalhar lixeiras pela Cinelândia, fazer doação de sacos plásticos e a gente pretende conscientizar a galera, não basta limpar. A partir do momento que a gente conscientiza o pessoal, as pessoas param de sujar”, acredita Lucas.
Para se tornar um voluntário do projeto basta mandar uma mensagem direta nas redes sociais do Lixo Zero Cinelê e comparecer às atividades de conscientização. Como o próprio Lucas resume: “quanto mais braços a gente tiver, melhor para isso tudo”.
*Estagiário sob a supervisão do jornalista Will Rodriguez





