Pronatec e Novos Rumos: 240 alunos recebem certificados
Cotidiano 18/09/2012 20h06Por Míriam Donald
Qualificação profissional para a busca de um emprego foi o que Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o ‘Novos Rumos’ proporcionaram a partir desta terça-feira (18), onde, em parceria com o Senac e o Senai, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e o Governo do Estado entregaram certificados a 240 alunos de oito turmas dos cursos de qualificação profissional.
Para o vice-governador Jackson Barreto, ter um país desenvolvido requer que a juventude esteja qualificada e deve-se investir na educação como um instrumento de inclusão. “Neste programa o setor público e o privado se unem para instrumentar as pessoas para o mercado de trabalho, e não apenas isso, mas acima de tudo gerando emprego renda e oportunidades”, diz.
A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, diz ser uma felicidade imensa, pois em trabalho realizado na capital e mais 12 municípios o governo consegue levar informação e qualificação para a juventude. “Hoje o ‘Novos Rumos’ é um programa onde cem por cento dos recursos são do Governo do Estado e o Pronatec, o suporte do Governo Federal. Isso faz com que a gente consiga melhorar a capacidade desses jovens, melhorar os nossos serviços e principalmente trabalhando em parceria com a iniciativa privada, pois eles nos mostram as demandas e dificuldades na área de mercado de trabalho para que a gente negocie e abra novas turmas dentro das especificações que o mercado de trabalho exige”, ressalta.
À espera do primeiro emprego na área em que foi qualificada, a aluna e única mulher do curso de Mecânico de Manutenção em Motor a Diesel, Josielma Santos Bonfim, externou sua realização por ser a primeira mulher que iniciou o projeto. “As expectativas são ótimas diante das dificuldades que tive, essa foi mais uma. É uma oportunidade que eu agarrei e quero crescer nessa função”, afirma.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos


