Quadriciclos infernizam banhistas de praias de Aracaju
Cptran fará fiscalização nas praias de Aracaju Cotidiano 07/02/2012 13h44
Por Márcio Rocha
Os quadriciclos, veículos similares a motocicletas sobre quatro rodas, projetados para andar em terrenos acidentados e áreas internas de propriedades rurais, estão se tornando uma constante nas praias do litoral sergipano. É muito comum ver esse tipo de veículo transitando pelas areias das praias, com duas, três, até quatro pessoas a bordo.
O veículo, que custa entre 10 e 40 mil reais nas mais variadas cilindradas, tem uma restrição de uso, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, limitados a sítios, fazendas e áreas fechadas de propriedade particular.
Na situação de circulação em área urbana, o quadriciclo só poderá ser utilizado em caso de portadores de deficiência física, mediante autorização do órgão regulador de trânsito local. No entanto, para circular, o veículo necessita de adaptações e o condutor deve usar capacete.
Pela lei, o quadriciclo só pode levar uma pessoa. Contudo, o que se vê nas praias de Aracaju é o contrário. Os veículos circulam livremente sem nenhum tipo de fiscalização. As praias do Robalo e Viral são as mais visitadas pelos condutores. O abuso da ilegalidade em usar o veículo chega a ponto de crianças surgirem nas praias, pilotando esses veículos de alta tração, cilindrada e velocidade.
Não apenas quadriciclos são vistos transitando pelas areias das praias. É comum ver veículos de médio porte como picapes com tração nas quatro rodas indo pela areia até a praia do Viral. Muitos motoristas também trafegam em alta velocidade com as picapes pelas praias, fazendo manobras arriscadas, como cavalos de pau, em frente aos banhistas.
O representante do Departamento de Trânsito de Sergipe (DETRAN), jornalista Acival Gomes, afirmou ao F5 News que a equipe da Companhia de Policiamento de Trânsito (Cptran) fará a fiscalização nas praias para encontrar os usuários de quadriciclos e picapes que estiverem transitando irregularmente pelo local. O trânsito de veículos nas praias, sejam quais forem, é proibido por lei, ficando os condutores sujeitos a punições.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos