"Quando tiver vacina para comprar, nós vamos comprar", afirma Belivaldo
Governadores vão se reunir com embaixadores de países fornecedores de imunizantes Cotidiano | Por Emerson Esteves* 25/02/2021 17h11 - Atualizado em 25/02/2021 21h14O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, afirmou durante a reunião com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), realizada nesta quinta-feira (25), que o Fórum dos Governadores está contactando as embaixadas dos países que possuem laboratórios de fabricação do imunizante da Covid-19 para que seja realizada a compra de vacinas. Porém, a dificuldade com a baixa disponibilidade de vacinas no mercado tem sido uma barreira para concretizar esse propósito.
“Esses laboratórios firmaram contrato, infelizmente, por falta de planejamento, o Brasil perdeu todos e nós estamos sofrendo por isso. Eu sempre disse e faço questão de insistir: quando tiver a vacina pra comprar, nós vamos comprar. Não abrirei mão disso”, afirmou Chagas.
Belivaldo disse ainda que o Fórum dos Governadores tem audiências marcadas no decorrer da próxima semana com o intuito de se comunicar com embaixadores de outros países produtores da vacina, na perspectivas de firmar contratos de fornecimento. Porém, ele ressalvou que, mesmo assegurados tais acordos com outros países, não haveria uma data certa para a entrega dos imunizantes.
“Se a gente fizer algum laboratório abrir essa possibilidade de compra e se a gente vir a comprar, não vamos receber essas vacinas daqui a 30, nem 60 dias - vai demorar muito mais do que isso. Em relação à Pfizer, por exemplo, ela tem um contrato com a União. Quando ela começar a fornecer essas vacinas, obrigatoriamente, primeiro ela vai entregar à União para depois fazer entrega de compras a outros estados. Então, não há estoque de vacina no mundo”, disse o governador.
Segundo ele, em reunião recente com o Ministério da Saúde, houve uma promessa de que, caso os estados venham a comprar as vacinas, o Governo Federal fará o ressarcimento do recurso financeiro. “O problema é onde tem para comprar e em que momento a gente vai receber o que a gente comprar? Não é só sair comprando como se vendesse numa esquina ou em um supermercado qualquer”, afirmou Belivaldo Chagas.
Novas vacinas chegam em Sergipe
Na manhã desta quinta-feira (25), um novo lote de vacinas contra a Covid-19, cerca de 9 mil doses, chegou no Estado. O quantitativo será utilizado para imunizar os idosos de 80 a 84 anos. As vacinas são da Coronavac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac.
Na quarta-feira (24), 16.500 doses da vacina AstraZeneca chegaram em Sergipe. O estado tem 25.500 doses para serem aplicadas em idosos e profissionais da saúde.
*Estagiário sob supervisão do jornalista Will Rodriguez





