Quatorze cidades sergipanas participam do Dia do Desafio
Mais de 3 mil cidades se agregam à ação que estimula hábitos saudáveis
Cotidiano | Por Saullo Hipolito** 29/05/2019 08h06 - Atualizado em 29/05/2019 09h06

Mais de 3 mil cidades do continente americano participam hoje (29) do Dia do Desafio, uma campanha de incentivo à prática de atividades físicas. Esta é a 25ª edição do evento criado no Canadá. No Brasil, as atividades são encabeçadas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Em Sergipe, quatorze cidades participam do evento.

A proposta é estimular a adoção de hábitos mais saudáveis por meio de competição entre cidades de diversas partes do planeta. O município que conseguir mobilizar o maior número de participantes em relação a sua população vence o desafio.

“Nesta data, forma-se uma rede de pessoas que abraçam o desafio de oferecer oportunidades de tornar a vida de todos mais ativa. Cria-se um cenário que favorece a motivação para a adoção de hábitos saudáveis na rotina, essenciais na promoção do bem-estar social e a melhora da qualidade de vida da população”, disse, em nota, o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

As duplas de cidades, de tamanho equivalente, foram definidas por sorteio na edição do ano passado. Neste ano, elas continuam disputando entre si tentando aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportes.

A competição entre essas cidades é trienal e segue até 2020. As cidades também são classificadas no ranking Cidade + Cidade, que contabiliza a soma dos resultados dos dois municípios desafiantes, o qual é atualizado a cada ano.

Sergipe

Organizadas pelos profissionais do Sesc Sergipe, as quatorze cidades sergipanas que estão participando do Dia do Desafio têm como objetivo principal estimular e valorizar o prazer da prática da atividade física diária, seja em espaços públicos ou privados, reforçando o compromisso da instituição em promover ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

Pessoas de todas as idades e segmentos podem participar da competição amigável entre as cidades. Vence o desafio aquela que conseguir mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes. Atualmente Sergipe disputa com uma cidade paulista e uma cidade japonesa.

De acordo com a coordenadora do Programa de Lazer do Sesc em Sergipe, Mônica D’Arruda, Aracaju foi convidada para um desafio intercontinental, competindo com a cidade japonesa de Edogawa. “O Dia do Desafio não é apenas uma atividade competitiva, mas cooperativa, pois essas cidades passam três anos participando do confronto no dia do evento, mas ao longo do ano elas ficam nessa comunicação, trocando ideias em relação à programação e às políticas públicas que são realizadas para o benefício e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Essa é a nova característica do Dia do Desafio desde o ano passado”, explicou Mônica.

Programação

A programação teve início à meia noite e seguirá até às 21h. Ela envolve diversas atividades físicas, que podem ser realizadas em casa, no trabalho, na escola e em praças públicas. A participação da população é voluntária.

Caminhada, ciclismo, corrida, gincanas, jogos, atividades para pessoas com deficiência ou qualquer outro tipo é bem-vinda. O importante é registrar a participação individual ou em grupo, nos comitês localizados na cidade que estiver realizando o Dia do Desafio. O registro é fundamental para contabilizar o número de participantes.

Neste ano, participam os municípios sergipanos de Campo do Brito, Divina Pastora, Estância, General Maynard, Indiaroba, Itabaianinha, Lagarto, São Cristóvão, Santa Rosa de Lima, Simão Dias, Tomar do Geru, Nossa Senhora da Glória, Areia Branca e a capital, Aracaju.

O Sesc coordena o Dia do Desafio desde 1995. O evento acontece em todo o Continente Americano com o apoio da TAFISA – The Association for International Sport for All – instituição internacional de promoção do esporte para todos. Mais informações no site do desafio.

* Com informações da Agência Brasil.

* Estagiário sob supervisão da jornalista Fernanda Araujo.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos