Queixas contra agressores de crianças e adolescentes já passam de 400
Foram mais de 100 inquéritos policiais somente em janeiro de 2012
Cotidiano 15/05/2012 15h34

Por Sílvio Oliveira

Na Semana de Enfrentamento à Violência Sexual contra a Criança e ao Adolescente iniciada, nesta segunda-feira (14), um dado vem incomodando a Rede de Proteção Social: a Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) registrou 408 Boletins de Ocorrência de violência contra cidadãos nessa faixa etária. Somente em janeiro, foram mais de 102 inquéritos policiais abertos, ou seja, o registro deixou de ser somente uma ocorrência para virar uma investigação da Polícia Civil.

Lara Shuster, delegada de grupos vulneráveis, informa que os principais tipos de violência continuam sendo lesão corporal, violência doméstica, abandono de incapaz, estupro de vulnerável e a prática de contato sexual com menores de 14 anos, já que o consentimento do menor de idade não é válido perante a lei.

Quanto à Semana de Enfretamento à Violência Sexual, a delegada destaca que participa da Rede de Proteção, mas a Polícia Civil trabalha quando o fato acontece. “Também participamos de palestras e a divulgação dos fatos consiste na prevenção”, explica.

O projeto “Rompendo o Silêncio”, protagonizado pelos diversos seguimentos da Rede de Proteção, a exemplo do Ministério Público, dos Conselhos Estaduais e Municipais e Comitê Gestor, realizou uma reunião no MP com coordenadores de escolas das Redes Municipais e Estadual.

Desta terça-feira até o dia 18, considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, os diversos órgãos e entidades receberão o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e da Associação de Taxistas. Também haverá visitas e palestras no interior do Estado.

Conforme Débora França, integrante do Comitê Estadual de Enfrentamento, a direção da entidade esteve em Itabaiana nesta terça-feira (15) para proferir uma palestra e até o dia 18, outras ações também serão desenvolvidas para lembrar leis, tipos de violência, como identificá-la, como preveni-la e divulgar o Disque-Denúncia 181.

Foto: Arquivo F5 News

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos