Quinze pessoas continuam internadas no Huse vítimas de queimaduras
Duas vítimas deram entrada com ferimentos graves provocado por busca-pé Cotidiano 29/06/2012 20h52Por Sílvio Oliveira
Onze pessoas estão internadas na Unidade de Tratamento de Queimados e duas continuam na enfermaria do Hospital de Urgência de Sergipe vítimas de fogos de artifícios e líquidos superaquecidos. Duas vítimas deram entrada nesta quinta-feira com ferimentos graves provocado por busca-pé. Uma delas está com queimaduras de primeiro e segundo grau na genitália e pernas.
Na próxima segunda-feira (02), a coordenadora da UTG, Madeleine Ramos irá conceder uma entrevista no Huse, às 10h, para falar sobre o número de queimados e comparar os dados com anos anteriores.
Madeleine Ramos alerta que ao ser vítima de queimaduras, a população não deve utilizar receitas caseiras para aliviar a dor, tais como clara de ovo, gelo, manteiga, óleo de cozinha, cebola, creme dental, pois esses produtos podem até piorar o ferimento. “Aplicar clara de ovo, por exemplo, pode contaminar a queimadura com a bactéria salmonela, o gelo e a manteiga podem aumentar ainda mais a dor. Já a urina pode provocar até um grave quadro de infecção”, explicou
No caso de uma queimadura, a médica orienta qual o procedimento mais simples e correto. “Basta esfriar a área queimada com água corrente, proteger a lesão com um pano limpo e conduzir o paciente para um serviço de urgência para que o ferimento seja avaliado por um profissional e a medicação correta seja aplicada. Lembrando que, caso haja um trauma onde ocorra a amputação dos dedos ou mão, é importante manter o braço elevado para diminuir a hemorragia”.
Foto: SES
Leia também
Cuidados para evitar queimaduras devem ser redobrados nesta temporada
Hospital de Lagarto atende mais casos de queimados do que o Huse

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
