Quiosques da Aruana deverão ser entregues aos antigos proprietários
Justiça Federal julga favorável à PMA. Entrega será sem licitação
Cotidiano 01/09/2011 19h28

Por Sílvio Oliveira

A Justiça Federal julgou favorável ultimando que a Prefeitura de Aracaju entregue os 17 quiosques construídos na Orla da Praia de Aruana aos antigos proprietários. A decisão foi tomada pelo procurador Ronivon de Aragão na tarde desta quinta-feira (01), julgando improcedente o pedido da Advocacia Geral da União, de que os bares deveriam passar por uma nova licitação. No dia 13 de setembro será realizada uma reunião entre a PMA e os donos de bares para discutirem a entrega.

De acordo com Elton Coelho, secretário adjunto de Comunicação da PMA, a decisão vem ao encontro do que pensa a Prefeitura de Aracaju, já que, desde o inicio, o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou ser favorável a entrega dos quiosques aos antigos donos. “Embora ainda não tenhamos sido notificados oficialmente, sabemos que o juiz que acompanhou o caso julgou favorável para que a Prefeitura faça a distribuição sem precisar fazer licitação”, afirmou.

A questão vem se arrastando desde março de 2011, ou seja, há seis meses, quando o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) entregou à população a nova estrutura de bares em comemoração aos 156 anos de Aracaju. Entregou, mas a população ainda não podia usufruir da localidade.

A Advocacia Geral da União (AGU) entendia que os novos quiosques deveriam ser entregues mediante realização de licitação, pois, segundo um parecer, infringia a lei.

A PMA gastou R$ 2,1 milhões em recursos próprios, construindo 16 quiosques, calçamento, jardins, ciclovia, estacionamento, muro de contenção em alvenaria de pedra para conter o avanço do mar e toda a estrutura para acesso de cadeirantes e piso tátil em toda a sua extensão. Desde 1999 que os donos de bares vêem seus os estabelecimentos sendo demolidos por estarem em área da União e não satisfazerem as exigências ambientais. 

Além da pendenga que tramitava na Justiça Federal, há também problemas ambientais, visto que não se podem construir banheiros na localidade, por ser área de preservação ambiental da União e somente podem funcionar como ambulantes. “Não pode construir banheiro, mas a Prefeitura irá realizar alguns paliativos. A Aruana será o mais novo point do verão”, comemorou Elton Coelho.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos