"A cidade resistiu bem às chuvas", diz prefeito de Aracaju pelo twitter
Capital amanhece alagada com comunidades ilhadas e trânsito travado Cotidiano | Por Will Rodriguez 11/07/2019 10h42 - Atualizado em 11/07/2019 10h54O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, visitou hoje (11) pela manhã a região do bairro Jabotiana, na zona Oeste da capital sergipana, área mais afetada pelas fortes chuvas que caem em todo o estado desde o começo desta semana. Nas últimas 24 horas, pelo menos 140 pessoas tiveram que deixar suas casas, invadidas pelo aguaceiro no Largo da Aparecida.
Moradores dos conjuntos JK, Sol Nascente e Santa Lúcia acordaram ilhados e não conseguiram deixar suas residências na manhã desta quinta-feira porque o rio Poxim transbordou.
Pelos cálculos da Defesa Civil, já choveu na capital o volume que era esperado para este mês de julho inteiro em todo o litoral sergipano. Outras áreas nas zonas norte e sul da cidade também ficaram alagadas. O trânsito virou um caos.
Apesar desses transtornos, Edvaldo disse pelo Twitter que "a cidade resistiu bem às chuvas". Antes de ir às ruas, o gestor reuniu o gabinete de gerenciamento de crise da Prefeitura e definiu que as ações de assistência à população afetada serão intensificadas. "A preocupação maior agora é o transbordamento do rio Poxim que, infelizmente, não temos controle e que ocasionou os alagamentos no Jabotiana", afirmou.Em seguida, Edvaldo foi até o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) para onde as famílias desalojadas foram levadas ainda na noite de quarta-feira (10). "Vamos abrigar mais pessoas na creche da região. Estamos prestando toda a assistência necessária com abrigo, colchões e alimentação de qualidade", informou o prefeito aracajuano.
Barragem
A Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) esclareceu que não foram emitidas declarações da Defesa Civil Municipal sobre situação da barragem do rio Poxim.
De acordo com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), a barragem não opera com sistema de comportas. Para essa barragem é utilizado sistema com válvulas e a água está sendo represada normalmente.
Em situação de emergência a população pode acionar a Defesa Civil de Aracaju através do número 199. O serviço é gratuito e está disponível 24h por dia.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos