"A cidade resistiu bem às chuvas", diz prefeito de Aracaju pelo twitter
Capital amanhece alagada com comunidades ilhadas e trânsito travado
Cotidiano | Por Will Rodriguez 11/07/2019 10h42 - Atualizado em 11/07/2019 10h54

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, visitou hoje (11) pela manhã a região do bairro Jabotiana, na zona Oeste da capital sergipana, área mais afetada pelas fortes chuvas que caem em todo o estado desde o começo desta semana. Nas últimas 24 horas, pelo menos 140 pessoas tiveram que deixar suas casas, invadidas pelo aguaceiro no Largo da Aparecida. 

Moradores dos conjuntos JK, Sol Nascente e Santa Lúcia acordaram ilhados e não conseguiram deixar suas residências na manhã desta quinta-feira porque o rio Poxim transbordou.

Pelos cálculos da Defesa Civil, já choveu na capital o volume que era esperado para este mês de julho inteiro em todo o litoral sergipano. Outras áreas nas zonas norte e sul da cidade também ficaram alagadas. O trânsito virou um caos. 

Apesar desses transtornos, Edvaldo disse pelo Twitter que "a cidade resistiu bem às chuvas". Antes de ir às ruas, o gestor reuniu o gabinete de gerenciamento de crise da Prefeitura e definiu que as ações de assistência à população afetada serão intensificadas. "A preocupação maior agora é o transbordamento do rio Poxim que, infelizmente, não temos controle e que ocasionou os alagamentos no Jabotiana", afirmou. 

Em seguida, Edvaldo foi até o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) para onde as famílias desalojadas foram levadas ainda na noite de quarta-feira (10). "Vamos abrigar mais pessoas na creche da região. Estamos prestando toda a assistência necessária com abrigo, colchões e alimentação de qualidade", informou o prefeito aracajuano. 

Barragem 

A Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) esclareceu que não foram emitidas declarações da Defesa Civil Municipal sobre situação da barragem do rio Poxim. 

De acordo com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), a barragem não opera com sistema de comportas. Para essa barragem é utilizado sistema com válvulas e a água está sendo represada normalmente. 

Em situação de emergência a população pode acionar a Defesa Civil de Aracaju através do número 199. O serviço é gratuito e está disponível 24h por dia.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos