Sergipe
"Não trabalho pensando nas dificuldades", diz comandante da PM/SE
Marcony Cabral diz que problema estrutural e no efetivo é administrado com planejamento
Cotidiano | Por Fernanda Araujo e Will Rodriguez 07/05/2019 17h15 - Atualizado em 07/05/2019 17h26

Atualmente, apenas 4.800 policiais militares fazem parte do efetivo para atender todo o estado de Sergipe, número considerado aquém do que seria necessário para reforçar o policiamento nos 75 municípios. Com um concurso embargado pela Justiça, a situação parece perdurar por mais tempo.

Não só isso, a estrutura da Corporação também não é vista como a ideal - em março, o Quartel Central chegou a ser interditado pela Defesa Civil, um retrato da situação que constantemente é denunciada por militares e pela população sergipana.

Apesar das circunstâncias, o comandante da Polícia Militar de Sergipe, coronel Marcony Cabral, sustenta que a atual estrutura foi possível graças ao esforço do Governo do Estado, que enfrenta dificuldades financeiras, reproduzindo o cenário em todo o país. 

Considerando a redução de 37% nos casos de homicídios dolosos no primeiro quadrimestre deste ano no estado, Marcony Cabral pondera que o resultado positivo é fruto de um planejamento feito ano a ano, também em conjunto com as polícias civil e a Secretaria de Segurança Pública.

"Eu não trabalho pensando nas dificuldades. Trabalho com o que tenho. Se hoje estamos conseguindo resultados positivos com essa estrutura, no momento em que o planejamento permitir que tenhamos uma melhoria em efetivo e estrutura, os números serão ainda melhores", disse o comandante ao F5 News.

Um concurso público da PM, previsto para reforçar a segurança do Estado com a contratação de 300 soldados e 30 oficiais, foi suspenso pela Justiça após uma ação movida por um canditato que se sentiu lesado com o certame. Aguardando o desenrolar da ordem judicial, o coronel destaca que a Polícia Militar continua executando ações para garantir a redução da criminalidade.

"A percepção de segurança precisa ser conseguida agora. As pessoas estão indo para o trabalho, para o lazer, e querem se sentir seguras. Se tem efetivo ou não, cabe a nós, gestores, buscar os meios. A corporação está fazendo um trabalho de excelência, inclusive a gestão da PM foi premiada com uma unidade gestora orçamentária. As dificuldades são enfrentadas com planejamento", completa.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos