Reabertura do Hospital Fernando Franco continua indefinida, afirma SMS
Exigência do Conselho de Medicina de Sergipe não é atendida e unidade segue interditada Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 06/02/2019 08h59 - Atualizado em 06/02/2019 15h27O Hospital Municipal Fernando Franco, no conjunto Augusto Franco, na zona sul de Aracaju (SE), segue funcionando apenas em caso de emergências. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desde o dia 25 de janeiro a escala médica completa foi refeita, mas difere do solicitado pelo Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese), que interditou a casa de saúde há pouco mais de um mês.
Segundo a SMS, a escala enviada possui três profissionais por turno, mas o conselho não aceitou, pois exige a abertura com pelo menos quatro profissionais.
A secretaria afirma que continua “buscando profissionais através do credenciamento via PJ para recompor as escalas”, mas não define uma data para tal.
De acordo com a resolução, são necessários pelo menos dois médicos por turno para o atendimento em unidades de urgência e emergência que tenham 50 mil atendimentos anuais (com cerca de 4 mil por mês, ou 139 por dia, ou seis por hora), excluídos pacientes graves atendidos na sala de reanimação.
* Estagiário sob responsabilidade da jornalista Fernanda Araujo.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos