Rebelião e fuga de sete menores do Cenam
Cotidiano 12/01/2012 13h20Por Márcio Rocha
Um princípio de rebelião dos adolescentes custodiados no Centro de Assistência ao Menor (CENAM) provocou a fuga de sete menores da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (USIP).
Por volta das 9h da manhã de hoje (12), os menores custodiados na ala 2 da unidade se insurgiram contra os agentes socioeducativos que vigiavam o local. Eles serraram um dos portões, bateram nos agentes, conseguiram acesso ao pátio, pularam o muro e chegaram ao telhado.
De acordo com um agente socioeducador que pediu para não ter o nome revelado, o Cenam é "um barril de pólvora". “As alas estão superlotadas. Toda hora entram elementos mais perigosos que são presos, e isso faz com que fiquemos inseguros em nosso trabalho. O apoio da tropa de choque é solicitado com frequência, por causa das rebeliões e revoltas que os internos promovem quase todas as semanas. Trabalhar aqui é perigoso demais.” reclama o agente.
A Polícia Militar foi acionada para efetuar buscas na intenção de localizar os menores. Contudo, o matagal por onde os menores fugiram é muito denso e os adolescentes não foram localizados.
A reportagem do F5 News tentou entrar em contato com as assessorias da Fundação Renascer e da Secretaria de Inclusão Social Assistência e Desenvolvimento Social, responsável pela unidade de custódia de menores infratores. Contudo, não obteve êxito.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos