Meio ambiente
Reflorestamento na Mata do Junco recebe manutenção
Ação faz parte do acordo de compensação ambiental entre o Governo e empresas
Cotidiano | Por Agência Sergipe de Notícia 19/12/2020 21h07

Vinte mil mudas de árvores que foram plantadas em duas áreas do Refúgio de Vida Silvestre da Mata do Junco, no município de Capela, no Território Leste Sergipano, estão recebendo manutenção por parte da empresa Linhas de Energia do Sertão Transmissora (Lest).

A ação é resultado do acordo estabelecido entre a empresa e o Governo de Sergipe, por meio da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), para compensar a supressão de árvores durante a execução da linha de transmissão de energia nos 160 km que abrange o estado, entre a subestação Xingó à subestação Jardim no município de Penedo em Alagoas.

As 20 mil mudas, entre elas, cajueiro, canafístula, cedro, ingá, ipê amarelo, ipê roxo, pau pombo, pau ferro e tamboril foram plantadas na melhor época, que é no início da primavera, em duas áreas próximas à Agrovila Santo Antonio e o Povoado Miranda, e, desde que o reflorestamento foi concluído, recebem os serviços de manutenção, como regagem, poda de formação, adubação, limpeza e correção. Os serviços serão executados regularmente até o final do primeiro semestre de 2021.

Além de se responsabilizar pelo reflorestamento, a empresa Lest incluiu no acordo com a Serhma, a doação de uma motocicleta e um veículo caminhonete para o Refúgio de Vida Silvestre, que já estão sendo utilizados na realização do monitoramento das áreas da Mata do Junco. 

Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco 

Situado no município de Capela, o Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco foi criado por meio de Decreto em dezembro de 2007, com o objetivo de proteger e preservar a Mata Atlântica, sobretudo as nascentes do Riacho Lagartixo, e o macaco guigó (Callicebus coimbrai). Administrado pelo Governo de Sergipe, por meio da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), o RVSMJ possui 894,76, é o segundo maior remanescente de Mata Atlântica em Sergipe, possui diversas espécies de fauna e flora, sendo um polo para pesquisas científicas, educação ambiental e ecoturismo.

Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares