Religiosidade e tradição marcam a procissão do fogaréu em São Cristóvão
Cerca de 300 homens participam de encenações que percorrem o Centro Histórico Cotidiano | Por F5 News 18/04/2019 18h01 - Atualizado em 19/04/2019 16h57Acontece nesta quinta-feira (18), a partir das 21h, uma das mais tradicionais celebrações culturais e religiosas de Sergipe, a Procissão do Fogaréu no município de São Cristóvão. Cerca de 300 homens participam das encenações na procissão que percorre o Centro Histórico da 4ª cidade mais antiga do país, retratando atos da vida de Cristo.
Este ano a celebração terá início após a Missa do Lava-Pés que acontecerá às 18h, na igreja N. S. da Vitória (Matriz). Assim como no último ano, todas as encenações acontecerão na Praça São Francisco. São retratados momentos como: a entrada de Jesus em Jerusalém, a Última Ceia, os Apóstolos, a traição de Judas, encerrando com a perseguição a Cristo e condenação.
De acordo com a comissão organizadora do G12 (grupo formado por homens, que encenam momentos que antecedem a crucificação de Jesus), os homens que compõem o grupo possuem uma função, sendo elas: 70 soldados, 110 escribas e fariseus, 55 matracas, 46 quadros e lanternas, além de outros figurantes.
Uma curiosidade é que a iluminação da cidade, durante a programação, será inteiramente apagada, sendo a claridade feita através de tochas, dando ao local uma sensação de antiguidade (da época em que não existia eletricidade).
Tradição
A Procissão do Fogaréu foi trazida pelos portugueses e desde o século XVIII faz parte do calendário cultural do município. Vale frisar que no ano de 1963 aconteceu uma interrupção do evento, por ordens de Frei Fernandes, que justificou, na época, a não compreensão da simbologia por parte dos homens que participavam do séquito. A retomada da tradição do Fogaréu aconteceu em 1978, e, desde então, a mobilização popular não deixa o evento cair no esquecimento.
Apoio
Conforme o presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água, Gaspeu Fontes, todo o apoio logístico por parte da Prefeitura de São Cristóvão será mantido, repetindo o formato do ano passado.
“Teremos a estrutura de três palcos montados na Praça São Francisco e som, além da iluminação e apoio logístico no trajeto. A Procissão do Fogaréu é um dos eventos mais importantes do nosso calendário cultural e religioso, por isso a prefeitura não poderia deixar de colaborar”, frisou.
*Com informações da Assessoria de imprensa


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos