Sergipe
Respiradores da UTI Covid continuam em operação na rede estadual
SES diz que equipamentos estão sendo usados nos leitos de UTI Geral
Cotidiano | Por Fernanda Araujo 09/12/2020 18h30

Diante da continuidade da pandemia do novo coronavírus, mais de cem respiradores foram direcionados aos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 em Sergipe. Ao todo, são 188 respiradores - ventilador pulmonar, máquina utilizada para dar suporte respiratório a pacientes, inclusive, em pacientes do coronavírus com problemas respiratórios.

Desde as complicações ocasionadas pela pandemia, foram abertos 209 leitos de UTI Covid no estado. Quando se verificou a desaceleração da doença, ocasionando a diminuição dos casos de internamento, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, desse total, 82 leitos deixaram de ser específicos a pacientes da doença, sendo transformados em leitos de UTI Geral. Atualmente, são 127 leitos de UTI Covid-19 na rede estadual.

No entanto, apesar da redução de leitos de Covid, segundo a pasta nenhum respirador deixou de estar em funcionamento. F5 News questionou se algum equipamento foi desativado e o que tem sido feito dos respiradores. Segundo a assessoria da SES, os respiradores continuam em operação nos leitos de UTI Geral. "Todos estão sendo usados, os leitos não foram desativados", informou.

Com o recrudescimento da pandemia, o aumento expressivo de casos nos últimos dias, a Saúde do Estado já estuda voltar a abrir novos leitos para pacientes com Covid. De acordo com a pasta, está sendo discutida a implantação de 20 novos leitos de UTI.

Processo na Justiça

Enquanto isso, corre na Justiça um processo com pedido de ressarcimento dos valores gastos pelo Estado com relação à compra de respiradores realizada pelo Consórcio Nordeste junto a uma empresa, por não terem sido entregues os equipamentos.

Por meio de nota, a Procuradoria-Geral do Estado de Sergipe esclarece que o Estado de Sergipe tentou realizar duas compras de respiradores via Consórcio Nordeste, as quais não foram concluídas pelo referido ente "por descumprimento de entrega pelas empresas contratadas". Conforme a PGE, "a aquisição do Consórcio junto à empresa Pulsar foi rescindida e o valor repassado pelo Estado de Sergipe ao Consórcio já foi devolvido aos cofres públicos".

Já em relação à compra realizada pelo Consórcio com a empresa Hempcare, segundo a PGE, não foram entregues os respiradores e busca-se judicialmente o ressarcimento de todos os valores dispendidos pelos Estados, em especial Sergipe. "Essa ação ainda está em curso e tem duas vertentes (criminal e civil), existindo ordens de bloqueio e rastreio de contas bancárias já expedidas em busca da recuperação total dos valores repassados", afirma.

"Por outro lado, o Estado de Sergipe informa que não realizou nenhuma outra compra de respiradores para enfrentamento da pandemia, em virtude das ações do Governo Federal e da iniciativa privada que, ao nos destinarem equipamentos, supriram as necessidades da Secretaria de Estado da Saúde na oferta e ampliação dos leitos Covid-19", completa a nota.

Vacinação

Esta semana, a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, reuniu-se em seu gabinete com a equipe técnica para discutir a finalização do plano de vacinação contra a Covid-19. A imunização será destinada às populações prioritárias definidas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (MS). Mesmo não sabendo qual vacina será aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio, disse que a previsão é de iniciar a imunização entre janeiro e março. Segundo o diretor, a equipe aguarda qual será a vacina liberada pela Anvisa e há uma estimativa inicial de vacinar mais de 300 mil pessoas.

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares