Acusado de atropelamento de idoso em Lagarto é preso
Homem foi indiciado por homicídio culposo; caso aconteceu em 21 de junho
Cotidiano | Por Saullo Hipolito* 21/09/2020 11h00 - Atualizado em 21/09/2020 20h53

A Polícia Civil concluiu, na última semana, o inquérito que investigou a morte de José Milton dos Santos, conhecido como “Zé da Moita”, no dia 21 de junho deste ano, no povoado Olhos D‘Água, em Lagarto.  Carlos Henrique Mendes Soares foi indiciado pelo atropelamento, assim como outras três pessoas, estas por omissão de socorro à vítima.

Conforme a perícia médica, José Milton transitava em sua motocicleta, quando foi atingido por um veículo de trilha que estava em alta velocidade, como afirmou o delegado Allison Lial. Ainda de acordo com as investigações, Carlos Henrique seguia em velocidade superior à máxima permitida e, ao realizar a manobra para uma curva na estrada de acesso ao povoado, teria perdido o controle do veículo, invadindo a contramão, na qual seguia José Milton, provocando a morte deste.

Guilherme dos Santos Pessoa Cavalcanti, o “Guilherme Rocha”, e Ricardo Santos de Oliveira foram indiciados sob acusação de estarem em um veículo à frente do causador do acidente e se omitirem do socorro, assim como Elmo Menezes de Andrade, que estaria no carro que matou José Milton dos Santos.

Investigação

A Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) foi a unidade responsável pela realização dos exames e laudos periciais a partir da reprodução simulada da colisão fatal entre a motocicleta da vítima e um veículo de trilha. Segundo a SSP, as simulações atestaram que, nas condições da via durante a colisão e dentro da velocidade máxima regulamentar, seria possível realizar o trecho de curva sem invadir a contramão de direção.

A reprodução simulada foi realizada pelos peritos criminais Epaminondas Gonzaga, José Jorge Barreto e Lucas Lima Nascimento. O local periciado foi o de curva na estrada de terra na zona rural, onde ocorreu o acidente fatal em junho deste ano. No trabalho de reprodução dos fatos, foram levantadas as versões de testemunha e dos quatro envolvidos no acidente, sendo que dois estavam no veículo que colidiu com a motocicleta da vítima e os demais em outro utilitário, mais à frente. O laudo também reuniu fotografias da reprodução simulada.
 
Apesar de convergências sobre os depoimentos, como condição climática e localização do veículo causador do acidente, houve divergência e a principal delas foi em relação às posições do veículo de trilha e da motocicleta no momento do acidente.

Em alerta sobre o número de acidentes de trânsito com vítima em Lagarto, o delegado ainda destacou que têm sido alarmantes, tendo o inquérito policial sobre a investigação da morte de José Milton dos Santos sido concluído no mês de setembro, que é marcado pela Semana Nacional do Trânsito.

* com informações da SSP./SE

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares