Ressaca marítima chega a quatro metros
Navegantes devem evitar sair até as 15h desta sexta-feira Cotidiano 29/06/2012 12h00Por Míriam Donald
A Capitania dos Portos de Sergipe fez um alerta à comunidade marítima para que até as 15h desta sexta-feira (29) evitem a navegação em toda área de Sergipe, devido à ressaca, ou seja, à chegada de ondas violentas à costa com rajadas de vento, o que resulta em aumento do nível do oceano.
O capitão Luiz Vieira, encarregado da Divisão de Segurança do Tráfego Aquaviário, orienta que as embarcações, principalmente as de pequeno porte, evitem a navegação em toda a área de Sergipe. “As pessoas que pescam e trabalham no mar evitem sair. Não podemos impedir, mas avisamos”, diz. Ele explica que, até ontem, as ondas mediam 1.5 a 2.5 metros e hoje variam de 3 a 4 metros, oferecendo grande risco à navegação.
O capitão Luiz esclareceu ainda que as ondas vieram com muita intensidade, embora eles não imaginassem. “Começou com ondas pequenas e veio aumentando até chegar a quatro metros. Com isso, divulgamos o alerta o mais rápido possível para evitar acidentes”.
Essa época é suscetível ao fenômeno por causa da mudança de temperatura. De acordo com o sargento Simões, também da Capitania, a ressaca já ocorria no litoral sul brasileiro desde o início da semana. “Aguardávamos a ressaca na quarta-feira (27), mas não tinha chegado a nossa área, estava até Salvador. A partir de ontem que ela atingiu a nossa costa, a área “Foxtrot”, que vai de Salvador a Natal”, explica.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
