Retomada dos serviços do INSS em Aracaju é tumultuada
Sem médico para perícias, segurados formam grande fila nos estabelecimentos
Cotidiano | Por Saullo Hipolito 14/09/2020 09h32 - Atualizado em 14/09/2020 10h25

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomaram as atividades presenciais nesta segunda-feira (14) em todo o país. Das 12 agências programadas para reabertura desse atendimento, em Sergipe, duas estão em Aracaju. Para quem precisou de perícia médica previdenciária, a situação foi conturbada. Sem aviso prévio, dezenas de pessoas que tinham atendimentos agendados se aglomeraram nas portas das agências e não foram atendidos por falta de profissionais.

Segundo a assessoria do INSS, o transtorno aconteceu mediante a decisão da associação dos médicos em não voltar a trabalhar por causa da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). “Não houve tempo hábil para avisar todos os segurados que tinham agendamento prévio”, respondeu ao F5 News a assessoria.

Acompanhando o marido, a senhora Ana Maria reclamou da situação, pois sem a perícia, o companheiro não pode conseguir a liberação para voltar a trabalhar como agente de limpeza. “A gente sai da nossa casa cedo, pegando dinheiro de onde não tem para conseguir um transporte de menos risco [para a Covid-19] e quando chega aqui não há satisfação, não apresentam explicação. Eles não param para analisar que quem está aqui são pais e mães de família, que estão necessitados e com agendamento para hoje. Nenhuma empresa vai querer funcionário de volta que não tenha passado por perícia, daí ficamos passando fome, devendo às pessoas, por falta de consideração ao ser humano”, disse.

Segundo alguns usuários que estavam na sede em frente à avenida Ivo do Prado, essa já é a segunda marcação para eles. “Era para acontecer [o atendimento] no dia 24 do mês passado, mas foi cancelado por causa da pandemia, daí marcaram para hoje e acontece isso. O povo agora é marionete, para ficarem movimentando da forma que querem?”, questionou uma usuária. Nessa unidade, 142 atendimentos estavam agendados para esta segunda-feira (14).

Sem responder ao questionamento de F5 News quanto à responsabilidade de atualização do sistema de marcação, a assessoria do órgão informou que os EPIs estão sendo providenciados e é provável que as perícias sejam realizadas a partir da próxima quarta-feira (16). A assessoria também afirmou que todos os usuários serão reagendados o mais brevemente possível e que os serviços têm voltado gradualmente.

Entretando, a unidade da avenida Ivo do Prado, programada para abrir às 7h, não estava funcionando duas horas depois do horário normal, o que causou aglomeração e risco de um possível contágio pelo novo coronavírus, mesmo com o uso de máscaras por todos que estavam no local, como relata Joana Mendonça, que tinha perícia do filho marcada para às 8h.

“Chegamos às 7h15, no site continua o agendamento prévio e eles ainda pedem para chegar com 15 minutos de antecedência, mas a gente chega e o portão permanece fechado. Os guardas não sabem o que dizer sobre o assunto, ao serem questionados eles falaram que não tinha médico, mas não deram mais nenhuma informação. Aqui têm idosos, crianças com deficiências e coloca a gente em risco de infecção para a Covid-19. Será que a gente não merece cuidados por sermos pobres?”, questionou a dona de casa, que precisa da perícia para conseguir os medicamentos para o filho.

Nacional

De acordo com o INSS, cerca de 600 agências estarão reabertas. O número representa menos da metade das unidades do instituto, mas corresponde às maiores agências, as que têm maior capacidade de atendimento. O governo deve divulgar ao longo da semana a lista completa das agências abertas, mas o segurado já pode consultar a informação no aplicativo Meu INSS ou no telefone 135.

Entre os serviços que poderão ser realizados presencialmente devem estar o cumprimento de exigência, avaliação social, justificação administrativa ou social (caso em que a pessoa precisa levar um documento para comprovar tempo de serviço que não não está no cadastro oficial), reabilitação profissional e perícia médica (apenas em algumas agências).

* com informações da Agência Brasil.

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares