Reunião em SE instala o Conselho Gestor dos Planos Estaduais de Cultura
Cotidiano 29/03/2012 11h23
Na tarde desta quarta-feira, 28, uma importante reunião firmou o comitê do Conselho Estadual dos Planos Estaduais de Cultura. O encontro ocorreu no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, e contou com a participação da Secretária de Cultura, Eloísa Galdino, o secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Roberto Peixe e sua assessora Angela Menezes, além da professora Heloise D’Angelo, representante da Universidade Federal de Santa Catarina.
No encontro foi debatido os rumos do conselho e como os trabalhos dessa nova instância serão desenvolvidos. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, o Conselho Gestor foi um pleito dos gestores de cultura do país, debatido no Fórum de Secretários e Dirigentes de Cultura e que servirá para auxiliar na firmação dos Planos Estaduais, e que foi prontamente atendida pelo MinC.
“Este é um trabalho que irá beneficiar 17 Estados e 20 municípios brasileiros e será um mecanismo que auxiliará Estados e municípios no processo de implementação do Sistema Nacional de Cultura. Uma demanda que durante as reuniões do Fórum e representa um grande avanço na relação institucional entre o Ministério da Cultura e os Estados”, destacou Eloísa Galdino.
Sobre o Conselho
O Conselho Gestor Nacional do Projeto para o Projeto de Apoio à Elaboração de Planos Estaduais de Cultura foi instaurado pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda no dia 2 de março e irá atuar como instância nacional de acompanhamento do processo de planejamento e execução dos Planos Estaduais de Cultura.
Os objetivos centrais do Conselho são: acompanhar a gestão de todas as fases do projeto, cuja
execução está sob a responsabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina, inclusive o planejamento, a capacitação e a avaliação; tomar decisões estratégicas de interesse dos Estados participantes do Projeto e do Ministério da Cultura; promover resoluções e alinhamentos institucionais visando à convergência metodológica na ação dos Estados participantes; e validar as metas e indicadores de gestão a serem apresentados pelas Unidades Gestoras do Projeto.
Entre as autoridades que devem participar do Conselho estão personagens importantes na política cultural do país como o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Articulação Institucional, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e a Universidade Federal de Santa Catarina, por meio da Coordenação Executiva do Projeto.

Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania
Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.
Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação
Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta
Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos
