Rio Pitanga sobe e moradores do povoado Caritá voltam a ficar ilhados
A ponte que liga os povoados Caritá e Camboatá, em São Cristóvão, caiu há três anos Cotidiano | Por F5 News 19/06/2018 16h20 - Atualizado em 19/06/2018 16h48Um drama que parece não ter fim. A chuva chega e traz com ela mais um capítulo de uma novela já conhecida, principalmente pelos moradores dos povoados Caritá e Camboatá em São Cristóvão, que sofrem com a cheia do rio Pitanga. Um vídeo que retrata bem a situação dos moradores está repercutindo nas redes sociais desde as primeiras horas desta terça-feira (19) e chama atenção para o descaso do poder público.
O vídeo mostra um homem, duas crianças (uma de colo) e um idoso, atravessando o rio com a água na cintura. O homem que carrega o bebê é o frentista Luciano da Silva que, assim como os demais moradores, enfrenta essa rotina há três anos, sempre que o rio sobe.
Quem fez o vídeo foi o cunhado de Luciano, o rodoviário Valtenes Porto. Ele diz que o rio começou a subir no domingo (17) e, de lá pra cá, os moradores estão ilhados. “Sair de casa, só passando por dentro da água”, diz.
A ponte de madeira construída pelos próprios moradores era o único acesso para chegar ao povoado Caritá. A estrutura veio abaixo em abril de 2015, quando um caminhão carregado de tijolos passava pelo local. Nesse período o F5News registrou várias vezes o sofrimento da população.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de São Cristóvão, o projeto, orçado em R$ 300 mil, está pronto, mas a gestão depende da liberação do recurso através do Ministério da Integração Nacional.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos