Saiba como foi a chegada das vacinas e a primeira imunização no interior de SE
Inicialmente, são fornecidos 50% do quantitativo, o equivalente às primeiras doses
Cotidiano | Por F5 News 19/01/2021 17h57

Com a chegada da vacina CoronaVac no início da noite de ontem (18) em Aracaju (SE), as primeiras doses foram distribuídas para os 75 municípios nesta terça-feira (19) e a vacinação contra a Covid-19 já começou em alguns municípios sergipanos para profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do enfrentamento à doença, um momento considerado histórico e comemorado pelos municípios. A vacinação desse público-alvo nesta primeira fase atende aos planos de vacinação estadual e municipal e observa os critérios de prioridade, seguindo as orientações da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) estima ser necessário imunizar uma população aproximada de 680 mil pessoas para alcançar todos os grupos prioritários definidos no Programa Nacional de Imunização (PNI). As 48,8 mil vacinas enviadas nesta primeira fase permitem imunizar pouco mais de um terço dos profissionais da saúde, além de idosos em asilos e indígenas, cerca de 24 mil sergipanos que receberão duas doses da CoronaVac.

Os municípios mais próximos da capital, que compõem as regiões de Nossa Senhora do Socorro e Aracaju, fizeram a retirada diretamente na SES. Para as regiões de Estância, Itabaiana, Lagarto e Propriá, a entrega foi feita através de caminhões refrigerados, além do helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA) que levou outro quantitativo de doses até a região de Nossa Senhora da Glória. Os municípios de Capela e Tobias Barreto também receberam as doses. Inicialmente, será fornecido o correspondente a 50% do quantitativo, equivalente à primeira dose.

Confira o registro da vacinação de alguns municípios de Sergipe.

Nossa Senhora do Socorro

Em Socorro 57 profissionais de saúde da linha de frente foram imunizados hoje. A vacinação começou na Clínica de Saúde da Família Maria Helena Barbosa Melo, por volta das 10h. A técnica de enfermagem Luana de Jesus foi a primeira pessoa a ser vacinada, tendo a seu lado o prefeito, Padre Inaldo. Segundo a assessoria, foram 1052 doses das vacinas destinadas ao município. No total, são cerca de 1400 profissionais que trabalham na linha de frente. 

Lagarto

Em Lagarto, o primeiro lote de vacina contra a covid-19, que irá imunizar os grupos prioritários da 1° fase, chegou na manhã desta terça, por volta das 10h, escoltado pela Polícia Rodoviária Federal, DTTU, Batalhão de Policiamento de Choque e Guarda Municipal de Lagarto (GML). O caminhão com os imunizantes fez a parada na Secretaria Municipal de Saúde, onde os lotes foram descarregados e armazenados na rede de frio, a partir da qual serão distribuídas também as remessas para os municípios de Salgado, Poço Verde, Tobias Barreto, Riachão e Simão Dias. Foram disponibilizadas 1.476 doses para os profissionais de Saúde do município, que atuam diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19. Para os idosos institucionalizados, foram disponibilizadas 45 doses. A vacinação será feita pelas equipes itinerantes nos locais de trabalho destes profissionais de saúde e no Asilo Santo Antônio. A primeira pessoa será vacinada nesta quarta-feira (20), às 8h, na Unidade de Referência para Doenças Respiratórias (Clínica Maroto).

“É muita alegria nesse momento, após tantos meses esperando a vacina e hoje estamos realizando esse sonho. Com fé em Deus, gradativamente iremos imunizar a nossa população e devolver a alegria de nossa gente e a fé de que dias melhores virão, pois muitas vidas serão salvas a partir de agora”, disse a prefeita Hilda Ribeiro.


São Cristóvão

São Cristóvão realizou a primeira vacinação no município hoje. Na linha de frente, a enfermeira Acácia Henrique, profissional da Unidade 24h no Eduardo Gomes há 12 anos, foi a primeira a receber a dose, ao lado do prefeito Marcos Santana, que acompanhou a imunização. Na unidade, uma média de 80 trabalhadores serão vacinados. Segundo o município, foram 530 doses das vacinas CoronaVac (38% da quantidade de trabalhadores da saúde) disponibilizadas para o município, a princípio para a primeira dose, montante destinado aos profissionais de saúde que trabalham na linha de frente do combate à covid-19. As vacinas para a segunda dose devem ser encaminhadas pelo Estado em 15 dias.

"É um momento emocionante para todos nós, um momento que todos esperávamos e que vocês que estão em casa também estão esperando. Temos um protocolo, etapas a serem cumpridas estabelecidas pelo Plano Nacional de Imunização, Plano Estadual e também Plano Municipal. Nós participamos desse momento que realmente foi muito emocionante", disse o prefeito durante transmissão da live sobre Plano de Vacinação Covid 19 no município.
 

Itabaiana

As primeiras doses da CoronaVac chegaram à Secretaria de Saúde de Itabaiana por caminhão escoltado pela PRF na manhã de hoje. O prefeito Adailton Sousa, a secretária de Saúde, Priscila Melo, e professores da UFS acompanharam a chegada das vacinas, que foram armazenadas. Foram enviadas 1786 doses para imunizar um total de 893 profissionais da saúde nesta primeira etapa. A campanha de vacinação no município começa nessa quarta-feira, 20, e a primeira a ser vacinada será uma técnica de enfermagem. 

“É um momento histórico para a nossa cidade. Nós preparamos Itabaiana para esse dia e ele finalmente chegou. Agora é reforçar ainda mais os trabalhos para iniciar o processo de imunização da nossa população. A esperança chegou!”, afirmou o prefeito Adailton.

Estância

Com aparato da PRF, em Estância, as primeiras doses da vacina que irão ser aplicadas nos profissionais de saúde também chegaram nesta terça transportadas por caminhão, na Unidade de Saúde da Família Dr Raimundo Good Lima. O prefeito Gilson Andrade acompanhou a chegada. A regional também recebeu as doses dos municípios que compõem a região sul sergipana. Foram 1.032 doses da CoronaVac enviadas ao município. Em Estância, serão vacinados 516 profissionais da saúde. O processo começou hoje por volta das 14h na unidade de saúde, exclusivamente para os profissionais da área. Confira o registro da chegada das vacinas. 


 

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Cotidiano
Pedro Ramos/Especial para o F5News
28/10/2021  09h31 A vida de quem não tem um lugar digno para morar em meio à pandemia
Foto: AAN/Reprodução
11/03/2021  18h30 Prefeitura realizará testes RT-PCR em assintomáticos no Soledade
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h30 Em dois novos editais, IBGE abre inscrições para 114 vagas em Sergipe
Foto: SSP/SE/Reprodução
11/03/2021  16h10 Polícia prende suspeito de furtar prédio do antigo PAC do Siqueira
Foto: SES
11/03/2021  16h10 Com aumento de casos, Sergipe teme falta de insumos hospitalares