Saiba em quais cidades sergipanas houve queda de homicídios em 2020
Em todo o estado, a redução desse tipo de ocorrência foi de 1,6% no ano passado Cotidiano | Por Will Rodriguez 12/01/2021 09h33O índice de homicídios caiu em 32 dos 75 municípios de Sergipe durante o ano passado. É o que aponta o monitoramento da Secretaria da Segurança Pública (SSP-SE), ao qual o F5 News teve acesso. O estado registrou, ao longo de 2020, uma retração de 1,6% na ocorrência desse tipo de crime.
Os dados mostram ainda que em 11 cidades o número de assassinatos ficou estável e em outras 32 foram registrados mais crimes no ano passado do que em 2019. Segundo o levantamento da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim), a redução foi sentida de forma mais acentuada em regiões que historicamente concentravam o maior número de casos, a exemplo de Itabaiana, onde a queda de homicídios foi de 50% de um ano para o outro.
No Gabinete de Gestão Operacional (GGO), grupo formado por integrantes da cúpula da SSP que acompanha a dinâmica dos índices de criminalidade no estado, a avaliação é de que esse deslocamento da mancha criminal decorre do esforço para integração das polícias e, mais notadamente, no investimento no trabalho de inteligência das unidades especializadas.
Essa mudança de rumos, deflagrada a partir de 2016, foi estruturada após a constatação de que a maioria das vítimas e também dos autores de homicídios registrados em Sergipe tinham ligação com o crime organizado. Essa lógica continua a ser seguida pelas forças de segurança do Estado para atacar as localidades onde houve aumento desse tipo de mortes violentas nos últimos 12 meses, especialmente, em parte da Região Metropolitana de Aracaju, onde o crescimento da criminalidade se deu de forma mais acentuada.
De janeiro a dezembro de 2020, em média 63 pessoas foram vítimas de homicídio por mês em Sergipe. Ao todo, 759 pessoas perderam a vida vítimas desse tipo de crime no estado, alcançando o quarto ano consecutivo de redução.





