Saiba o que fazer se apresentar sintomas de síndrome gripal em Aracaju
Veja quais são as unidades de saúde do município para ter acesso ao tratamento Cotidiano | Por F5 News 21/08/2020 13h30Estar atento aos primeiros sintomas de síndrome gripal é primordial para um rápido diagnóstico e possível recuperação. Diante disso, também é necessário ter conhecimento de como agir caso apresente tosse, dor de garganta e febre, por exemplo. Em Aracaju, várias unidades de saúde são destinadas a esse atendimento.
Em caso da presença de sintomas leves de síndromes gripais, a orientação é procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), referência para esse tipo de ocorrência e porta de entrada para a rede municipal, são elas:
- UBS Augusto Franco, localizada no conjunto Augusto Franco;
- UBS Geraldo Magela, no conjunto Orlando Dantas;
- UBS Ministro Costa Cavalcante, no Inácio Barbosa;
- UBS Fernando Sampaio, no Castelo Branco;
- UBS Cândida Alves, no bairro Santo Antônio;
- UBS Eunice Barbosa, no Coqueiral;
- UBS José Machado de Souza, no Santos Dumont;
- UBS Onésimo Pinto, no Jardim Centenário.
Se apresentar sintomas e possui comorbidades, ou seja, duas ou várias doenças associadas, como hipertensão e diabetes, é preferível que busque uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que é destinada ao atendimento de casos mais graves. São elas:
- Fernando Franco, no conjunto Augusto Franco (zona Sul);
- Nestor Piva, no bairro Siqueira Campos (zona Norte).
Também foi lançado o portal e o aplicativo Mais Saúde Cidadão, plataformas por meio das quais a Secretaria Municipal da Saúde facilita o acesso da população aos serviços do SUS na capital.
Em caso de suspeita de Covid-19, é disponibilizado pela Saúde de Aracaju o exame RT-PCR para detecção, ou não, da doença. O exame identifica o vírus e confirma a Covid-19. Em uma das unidades de saúde, as amostras são coletadas [através de cotonetes de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta)] e enviadas para o Laboratório Central (Lacen), que faz a análise.
O resultado é disponibilizado em um sistema ao qual os profissionais têm acesso. Ele estava sendo entregue em cerca de três dias, mas com o aumento da demanda esse prazo tem variado. Caso o exame ainda esteja em análise, será comunicado ao paciente.
Ao ter o resultado, a equipe do MonitorAju também tem acesso e comunica os casos positivos aos usuários da rede, iniciando o monitoramento. O MonitorAju é acessado através do número 0800 729 3534, pelo site da Prefeitura ou ainda no desembarque de passageiros no aeroporto da capital. A central de monitoramento dos casos suspeitos e confirmados funciona de domingo a domingo, com ligações diárias feitas pela equipe de técnicos. Quem preferir, também pode solicitar o resultado do exame pela plataforma online AjuInteligente que oferta alguns serviços municipais de forma remota.
A orientação, no entanto, é procurar a unidade em que a coleta do material para o exame foi feita; além disso, solicitar a algum parente que vá até a unidade, devido à suspeita de contágio de Covid-19.
Para os quadros mais preocupantes, foi criado o Aracaju pela Vida, uma extensão da ferramenta de acompanhamento. Na prática, os profissionais devem observar como está acontecendo a evolução do caso, se os pacientes precisam de algum outro encaminhamento ou medicação, além de realizar o teste rápido ou o RT-PCR e a regulação para o internamento em um serviço hospitalar.





