Samu apresenta Plano de Ação para o Carnaval 2019 e alerta população
Serviço atuará com rede prioritária de atendimento no período de 15 de fevereiro a 10 de março Cotidiano | Por Agência Sergipe Notícias 13/02/2019 18h39 - Atualizado em 13/02/2019 19h08A Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou na manhã desta quarta-feira (13), em reunião organizada pelo Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE), o plano operativo para atendimentos a eventos de massa, a ser aplicado durante o período do Carnaval, pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A superintendente do SAMU, Conceição Mendonça, enfatizou a importância da comunicação quando da realização dos Blocos, pois o SAMU atende aos 75 municípios do Estado, as rodovias federais e estaduais, regiões praianas, festas no interior. E explicou que para proporcionar uma assistência rápida e de qualidade, o SAMU precisa saber onde e quando ocorrerá o evento, a magnitude, se é fixo ou itinerante, qual o público. Se crianças estiverem participando, é preciso haver uma porta na Pediatria, por exemplo.
“Estamos de sobreaviso e com um canal prioritário de 15 de fevereiro até 10 de março ou enquanto durar esses blocos. Há uma equipe de resposta rápida com toda a rede hospitalar dentro da central de regulação do SAMU envolvida, para que possamos ser mobilizados e preparados com veículos de intervenção rápida, com os hospitais, mas, para a gente trabalhar com todos esses parceiros, é preciso a responsabilidade por parte dos organizadores dos eventos”, disse.
Conceição destacou também que o trabalho do Samu depende de uma rede de saúde e que todos precisar estar preparados. “Não se faz um plano de contingência só com o SAMU, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) precisam estar preparadas, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), os Hospitais, porque enquanto acontece o evento, a situação de saúde pública continua ocorrendo. É muito importante que sejamos informados com antecedência”, explicou Conceição.


Falta de acesso à habitação persiste e desafia efetivação da cidadania

Testagem ocorre a partir das 8h, na área externa da UBS Carlos Hardmam.

Os contratos terão duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação

Homem foi flagrado pelas câmeras de segurança do Ciosp levando uma porta

Secretária Mércia Feitosa lembra necessidade de reduzir ocupação de leitos